O professor de Matemática e a Investigação em Sala de Aula quadro a quadro

Autores

  • Marco Aurélio Kistemann Jr. Doutor em Educação Matemática, Unesp-Rio Claro-SP
  • Guilherme Henrique Gomes da Silva Professor, Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.268

Palavras-chave:

Professor de Matemática, Investigação matemática, Cenários de investigação

Resumo

Este artigo está organizado em quadros e trata do professor de Matemática e da investigação em sala de aula de Matemática. Discute-se o papel do professor de Matemática na investigação no contexto atual escolar, explicitando de que forma a Educação Matemática pode contribuir, para que ocorra autonomia na produção e investigação do conhecimento matemático, buscando ressaltar a validade da intersubjeti- vidade nas práticas da Educação Matemática.

Referências

ALRÆ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemá- tica. Coleção Tendências em Educação Matemática. Tradução: Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BICUDO, M. A. V. (org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005.

BIOTTO D. F. O desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

KISTEMANN JR., M. A. .; GOMES DA SILVA, G. H. O professor de Matemática e a Investigação em Sala de Aula quadro a quadro. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 93–107, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.268. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/268. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos