Educação matemática para surdos: investigando artefatos de apoio ao ensino

Autores

  • Henrique Arnoldo Junior Doutorando, PPGECIM – ULBRA, Canoas/RS
  • Marlise Geller Professora, PPGECIM – ULBRA, Canoas/RS
  • Rosiane da Silva Rodrigues Mestranda, PPGECIM – ULBRA, Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.267

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Matemática para Surdos, Artefatos Culturais

Resumo

Este artigo aborda uma análise em diferentes contextos históricos sobre como comunicar o entendimen- to matemático para alunos surdos com materiais didáticos produzidos para ouvintes. Primeiro, retoman- do a história dos surdos, visando a compreender como o contexto sócio-histórico produziu esses sujeitos e como foram educados. Segundo, dialogando com pesquisas contemporâneas em Educação Matemá- tica, com alusão aos materiais de apoio. E por fim, verificando os materiais frente ao sujeito surdo na perspectiva dos Estudos Culturais. A partir dos materiais apresentados, percebe-se que muitos artefatos para o ensino de Matemática ainda estão imbricados em relações de poder a educadores ouvintes.

Referências

ACESSIBILIDADE BRASIL. Libras – Dicionário da Língua Basileira de Sinais. Acessibilidade Brasil. Software Versão 2.0. 2006. Disponível em: . Acesso em 06. Jul. 2011. 2006.

ARNOLDO JUNIOR, Henrique. Estudo do desenvolvimento do pensamento geométrico por alunos surdos por meio do Multiplano no ensino fundamental. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: Pontifícia Uni- versidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2010.

BASTOS, Fábio da Purificação de; PEREIRA, Vera Lúcia Biscaglia. Investigaçãoação escolar: situação-problema na aprendizagem de conceitos matemáticos por alunos surdos. In: Espaço: informativo técnico-científico do INES, Rio de Janeiro, n. 31, jan.-jun., p. 44-52, 2009.

BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

ARNOLDO JUNIOR, H. .; GELLER, M. .; SILVA RODRIGUES, R. da. Educação matemática para surdos: investigando artefatos de apoio ao ensino. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 71–91, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.267. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/267. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos