A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática

Autores

  • Marceli Behm Goulart Professora, UNICENTRO/Departamento de Matemática
  • Maria Tereza Carneiro Soares Professora, UFPR/Departamento de Planejamento e Administração Escolar
  • Suely Scherer Professora, UFMS/Departamento de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.266

Palavras-chave:

Computador, Formadores, Conhecimentos, Estágios, Matemática

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar alguns elementos para uma proposta  de  formação  de  professores  de  licenciatura  em  Matemática  para  o  uso  das TIC.  Os  dados revelaram uma estreita relação entre o estágio que o professor se encontra no uso do computador e o domínio dos conhecimentos necessários para o uso deste recurso, e uma relação entre o estágio no uso do computador e o tipo de atividade desenvolvido nos processos de ensino e aprendizagem, relações estas que devem ser consideradas numa proposta de formação de professores de formadores.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de, Inclusão digital do professor: formação e prática pe- dagógica. São Paulo: Editora Articulação, 2004.

ALMOULOUD, S. A. Análise e mapeamento estatístico de fenômenos didáticos com CHIC. In: OKADA, A. (Org.) Cartografia cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: KCM Editora, 2008, p. 303 – 324.

ARCHAMBAULT, L.; CRIPPEN, K. Examining TPACK among K-12 online dis- tance educators in the United States. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n.1, p.71-88, 2009.

ASSUDE, T. Teacher’s practices and degree of ICT integration. In: European Rese- arch in Mathematics Education, 5, Larnaca. 2007. Disponível em: . Acesso em: 03/1/2009.

BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 15/11/2007.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes para a Forma- ção Inicial de Professores da Educação Básica, em Cursos de Nível Superior. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002.

. Resolução CNE/CES 3, 18 de fevereiro de 2003. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de fevereiro de 2003.

BRUCE, B. C.; LEVIN, J. A. Educacional Technology: Media for Inquiry, Com- munication, Construction, and Expression. Journal of Educational Computing Research. v. 17, n. 1, 1997. p. 79 – 102.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

BEHM GOULART, M. .; CARNEIRO SOARES, M. T. .; SCHERER, S. . A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 57–69, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.266. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/266. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos