O que pensam sobre o erro matemático estudantes do terceiro ano do Ensino Médio?

Autores

  • André Gustavo Oliveira da Silva Doutorando, UEL/PPG em Ensino de Ciências e Educação Matemática
  • Marinez Meneghello Passos Professor, UEL/Departamento de Matemática
  • Rosana Figueiredo Salvi Professora, UEL/Departamento de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.265

Palavras-chave:

Erro, Relatório de Reflexão sobre os Erros, Análise de Conteúdo

Resumo

Neste artigo lançamos mão dos procedimentos e recursos apresentados pela análise de conteúdo para investigarmos a percepção de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o erro. O processo ocorreu por meio do preenchimento de quatro “relatórios de reflexão sobre os erros” (instrumento utilizado na intervenção após a realização da prova bimestral) com a expectativa de estimular a (re)construção do conhecimento matemático tomando o erro como ponto de partida. Desse processo analítico elaboramos nossas compreensões, sobre as ideias demonstradas pelos alunos em seus registros, a partir de um con- junto de textos elaborados com base nessas leituras. Destacamos o potencial inerente ao erro quando usado como estratégia motivadora para o aprendizado, a forte carga emocional atrelada ao erro e as questões desafiadoras que a leitura do ‘subjacente’, por meio da análise de conteúdo, trouxeram à tona. 

Referências

LA TAILLE, Y. de. O Erro na Perspectiva Piagetiana. In: AQUINO, J. G. (Org.). Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1996.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, L. de. Para uma Psicopedagogia Construtivista. In: ALENCAR, E. S. de. Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Cortez, pp. 121-140, 1995.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, M. C.; BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita em Matemática:algumas considerações. Ciência & Educação, v.11, n.3, pp. 499-512, 2005.

SILVAA. G. O.; SALVI, R. F. É possível aliar o erro ao processo de aprendizagem? Um desafio em Educação Matemática. Anais eletrônicos do VIII ANPEDSUL – Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010. CD-ROM.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, A. G. .; MENEGHELLO PASSOS, M. .; FIGUEIREDO SALVI, R. . O que pensam sobre o erro matemático estudantes do terceiro ano do Ensino Médio?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 33–56, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.265. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos