O que pensam sobre o erro matemático estudantes do terceiro ano do Ensino Médio?
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.265Palavras-chave:
Erro, Relatório de Reflexão sobre os Erros, Análise de ConteúdoResumo
Neste artigo lançamos mão dos procedimentos e recursos apresentados pela análise de conteúdo para investigarmos a percepção de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o erro. O processo ocorreu por meio do preenchimento de quatro “relatórios de reflexão sobre os erros” (instrumento utilizado na intervenção após a realização da prova bimestral) com a expectativa de estimular a (re)construção do conhecimento matemático tomando o erro como ponto de partida. Desse processo analítico elaboramos nossas compreensões, sobre as ideias demonstradas pelos alunos em seus registros, a partir de um con- junto de textos elaborados com base nessas leituras. Destacamos o potencial inerente ao erro quando usado como estratégia motivadora para o aprendizado, a forte carga emocional atrelada ao erro e as questões desafiadoras que a leitura do ‘subjacente’, por meio da análise de conteúdo, trouxeram à tona.
Referências
LA TAILLE, Y. de. O Erro na Perspectiva Piagetiana. In: AQUINO, J. G. (Org.). Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACEDO, L. de. Para uma Psicopedagogia Construtivista. In: ALENCAR, E. S. de. Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Cortez, pp. 121-140, 1995.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVA, M. C.; BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita em Matemática:algumas considerações. Ciência & Educação, v.11, n.3, pp. 499-512, 2005.
SILVAA. G. O.; SALVI, R. F. É possível aliar o erro ao processo de aprendizagem? Um desafio em Educação Matemática. Anais eletrônicos do VIII ANPEDSUL – Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010. CD-ROM.