Processos de significação pela leitura e escrita: jogo, matemática e linguagem

Autores

  • Cidinéia da Costa Luvison Mestre, USF/SP
  • Regina Célia Grando Professora, USF/SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.264

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Jogos, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O texto diz respeito a uma pesquisa que buscou investigar como os conhecimentos matemáticos – ex- plorados em um contexto de leitura e produção escrita em situações de jogo, na perspectiva da resolução de problemas – são mobilizados e (re)significados por alunos de um 5º. ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos a partir de registros dos alunos em diferentes gêneros textuais e audiogravação dos momentos de resolução de problemas a partir do jogo e da socialização. Foi possível constatar que, os alunos apropriam-se da linguagem e dos conceitos matemáticos, quando elucidados por meio de um contexto de investigações, em que a inferência, o dialogismo e a relação leitor-autor ajudam a constituir e a desenvolver cada sujeito.

Referências

BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

BRANDãO, H. H. N. Escrita, leitura e dialogicidade. In: BRAIT, Beth (Org.)Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp,2001.

BROUGÈRE, G. Jogo e Educação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

DAHLET, P. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp,2001.

ERNEST, P. Investigações, resolução de problemas e Pedagogia. In: ABRANTES, P.; LEAL, L. C.; PONTE, J. P. (Org.) Investigar para aprender matemática: textos selecionados. Lisboa: Projeto MPT e APM, 1998. p. 25-48.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino aprendizagem da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universi- dade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 1995.

. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

COSTA LUVISON , C. da .; CÉLIA GRANDO , R. . Processos de significação pela leitura e escrita: jogo, matemática e linguagem. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 17–32, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.264. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/264. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos