Cálculo de área de triângulos quaisquer: uma proposta a partir de práticas laborais

Autores

  • Ieda Maria Giongo Professora, UNIVATES/RS
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Professora, UNIVATES/RS
  • Marli Teresinha Quartieri Professora, UNIVATES/RS
  • Stephanie Cristine Hepp Rehfeldt Bolsista de IC/FAPERGS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.262

Palavras-chave:

Trigonometria, Triângulo qualquer, Prática laboral

Resumo

A presente sugestão de atividade para sala de aula é oriunda das práticas laborais de engenheiros civis e tem por objetivo apresentar dois problemas, envolvendo cálculo de área de triângulos quaisquer que sugerem o uso da lei dos senos, dos cossenos e do cálculo de área de triângulo qualquer. As atividades são descritas antes de cada figura e sua metodologia é sugerida. Ao acabá-las, propõe-se uma visita ao  escritório  de  um  engenheiro  ou  arquiteto  para  fins  de  avaliação  das  práticas  laborais.  Com  isso, espera-se contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, em especial, no que concerne ao estudo da trigonometria no triângulo qualquer.

Referências

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

GIONGO , I. M. .; HEPP REHFELDT , M. J. .; QUARTIERI , M. T. .; HEPP REHFELDT , S. C. Cálculo de área de triângulos quaisquer: uma proposta a partir de práticas laborais. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 153–158, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.262. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/262. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula