Entendendo o desempenho no futebol: relato de uma atividade no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.261Palavras-chave:
Atividade de Coleta, Organização e Análise de Dados, Educação Matemática, Ensino Médio, FutebolResumo
A experiência relatada teve como objetivo instigar a prática de coleta, organização e análise de dados através da disciplina de Matemática. A turma foi uma do primeiro ano do Ensino Médio de um Instituto Federal da região metropolitana do Rio de Janeiro. O tema da atividade, escolhido pelos alunos, foi o futebol. Eles criaram gráficos que representavam o desempenho de alguns times do Campeonato Bra- sileiro de Futebol 2011 e buscaram, em sites de notícias, fatos que o justificasse. Com a experiência, verificou-se que este tipo de atividade possibilita uma formação mais reflexiva.
Referências
FRANKENSTEIN, M. Reading the world with math. In: Gutstein, E.; Peterson, B. Rethinking mathematics: teaching social justice by the numbers. Wisconsin: Rethinking Schools, LTD, 2006.
GERARDO, H. Ler o mundo com a Matemática: a intencionalidade em acção. In: Anais… ProfMat2008. Associação de Professores de Matemática (Portugal).
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Cam- pinas: Papirus, 2008.