Entendendo o desempenho no futebol: relato de uma atividade no Ensino Médio

Autores

  • Thiago Brañas de Melo Professor, IFRJ / Campus São Gonçalo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.261

Palavras-chave:

Atividade de Coleta, Organização e Análise de Dados, Educação Matemática, Ensino Médio, Futebol

Resumo

A experiência relatada teve como objetivo instigar a prática de coleta, organização e análise de dados através da disciplina de Matemática. A turma foi uma do primeiro ano do Ensino Médio de um Instituto Federal da região metropolitana do Rio de Janeiro. O tema da atividade, escolhido pelos alunos, foi o futebol. Eles criaram gráficos que representavam o desempenho de alguns times do Campeonato Bra- sileiro de Futebol 2011 e buscaram, em sites de notícias, fatos que o justificasse. Com a experiência, verificou-se que este tipo de atividade possibilita uma formação mais reflexiva.

 

Referências

FRANKENSTEIN, M. Reading the world with math. In: Gutstein, E.; Peterson, B. Rethinking mathematics: teaching social justice by the numbers. Wisconsin: Rethinking Schools, LTD, 2006.

GERARDO, H. Ler o mundo com a Matemática: a intencionalidade em acção. In: Anais… ProfMat2008. Associação de Professores de Matemática (Portugal).

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Cam- pinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

01-06-2012

Como Citar

MELO, T. B. de . Entendendo o desempenho no futebol: relato de uma atividade no Ensino Médio. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 141–150, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.261. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/261. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência