A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo

Autores

  • Maria Cristina Araújo de Oliveira Professora, UFJF, Juiz de Fora/MG
  • Marcos Ribeiro Raad Professor, Colégio Academia de Comércio e do Centro de Ensino Superior, Juiz de Fora/MG

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.260

Palavras-chave:

História da educação matemática, história das disciplinas, cultura do ensino de Cálculo, ensino de Cálculo, reprovação em Cálculo

Resumo

A partir de uma pesquisa de cunho histórico sobre o ensino de Cálculo Diferencial e Integral, o presente artigo1 identifica a reprovação como um elemento da cultura de ensino dessa disciplina. Estudos históricos sobre a disciplina e o seu ensino desde os anos 50 até os 80 do século passado, permitem avaliar que, apesar da didática empregada pelo professor; do uso de bons livros; dos esforços dos Departamentos de Matemática das instituições de ensino superior em ofertar cursos intensivos, em aumentar o número de aulas, em estabelecer cursos de Matemática Básica, em redirecionar a disciplina de seu aspecto teóricoformalista para uma abordagem mais aplicada; a reprovação se constituiu num problema crônico, uma verdadeira tradição. Contudo a perspectiva histórica também permite avaliar que a mudança desse cená- rio se relaciona com a renovação o corpo docente e a crescente participação de educadores matemáticos nos cursos de formação de professores.

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

ARAÚJO DE OLIVEIRA , M. C. .; RIBEIRO RAAD, M. . A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 125–137, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.260. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/260. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos