Futuros professores de matemática e o ensino de proporcionalidade através da resolução de problemas de geometria

Autores

  • Manoel dos Santos Costa Professor, Instituto de Ensino Superior Franciscano e da SEE/MA
  • Norma Suely Gomes Allevato Professora, Universidade Cruzeiro do Sul / SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.259

Palavras-chave:

Proporcionalidade, Geometria, Futuros Professores, Resolução de Problemas, Educação Matemática

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar como (futuros) professores de Matemática aplicam o conceito de proporcionalidade para calcular termos desconhecidos de um problema de Geo- metria que envolve o Teorema de Tales. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram coletados através de observações durante encontros  de formação em que os (futuros) professores vivenciaram a resolução de problemas como metodologia de ensino. Os resultados mostram que no decorrer das discussões os (futuros) professores mudaram de opinião com relação à metodologia de ensino-apren- dizagem-avaliação através de resolução de problemas. Além disso, a pesquisa também revelou que os (futuros) professores apresentaram deficiências e construíram conhecimento com relação ao conteúdo estudado, principalmente, às conexões com outras áreas da Matemática – neste estudo, com a Geome- tria. E não apenas com relação aos conteúdos; eles também puderam discutir aspectos relacionados a “quando” e “como” deveriam ensinar proporcionalidade.

Referências

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

SANTOS COSTA, M. dos .; GOMES ALLEVATO, N. S. . Futuros professores de matemática e o ensino de proporcionalidade através da resolução de problemas de geometria. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 109–123, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.259. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/259. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos