Futuros professores de matemática e o ensino de proporcionalidade através da resolução de problemas de geometria
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.259Palavras-chave:
Proporcionalidade, Geometria, Futuros Professores, Resolução de Problemas, Educação MatemáticaResumo
O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar como (futuros) professores de Matemática aplicam o conceito de proporcionalidade para calcular termos desconhecidos de um problema de Geo- metria que envolve o Teorema de Tales. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram coletados através de observações durante encontros de formação em que os (futuros) professores vivenciaram a resolução de problemas como metodologia de ensino. Os resultados mostram que no decorrer das discussões os (futuros) professores mudaram de opinião com relação à metodologia de ensino-apren- dizagem-avaliação através de resolução de problemas. Além disso, a pesquisa também revelou que os (futuros) professores apresentaram deficiências e construíram conhecimento com relação ao conteúdo estudado, principalmente, às conexões com outras áreas da Matemática – neste estudo, com a Geome- tria. E não apenas com relação aos conteúdos; eles também puderam discutir aspectos relacionados a “quando” e “como” deveriam ensinar proporcionalidade.
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