Saberes docentes acerca das representações semióticas do conceito de função: Atuais desafios à educação matemática

Autores

  • Deise Pedroso Maggio Professora, UNIPAMPA
  • Cátia Maria Nehring Professora, UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.258

Palavras-chave:

Ensino, Função, Saberes docentes, Representações semióticas

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados que se destacaram numa pesquisa em que foram analisadas como as  representações  semióticas  de  função  são  utilizadas  no  ensino  planejado  e  vivenciado  em  sala  de aula por uma professora que conhece a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Divulgam-se dados da pesquisa: situações de aprendizagem do planejamento e episódios de ensino obtidos por meio de entrevistas, sessões reflexivas e observações da professora na sala de aula, todos vídeo-gravados. Constatou-se que o registro da língua natural é utilizado na condução das demais representações, na “devolução de perguntas”, implicando na investigação dessa teoria como opção estratégica no ensino.

Referências

BASSOI, T. S. Uma professora, seus alunos e as representações do objeto mate- mático funções em aulas do ensino fundamental. Tese de Doutorado em Educação – UFPR, Curitiba, 2006.

BORGES, C. M. F. Investigando os saberes dos docentes. In: . O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004, p. 63-109.

DAMM, R. F. Registros de Representação. In: MACHADO, S. D. de A. (Org.). Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002. p.135-153.

DUVAL, R. Gráficos e equações: a articulação de dois registros (1988). Revista Ele- trônica de Educação Matemática. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. UFSC, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 96-112, 2011. Disponível em: < http://www.periodicos.ufsc. br/index.php/revemat/issue/view/1853 >. Último acesso em: 10/07/2012.

. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pen- samento. In: Annales de Didactique et de Sciences Cognitives. Tradução Cláudia Flores & Méricles Moretti. Strasbourg: IREM de Strasbourg, 1993, p. 37-65.

Downloads

Publicado

01-06-2012

Como Citar

PEDROSO MAGGIO , D.; NEHRING , C. M. Saberes docentes acerca das representações semióticas do conceito de função: Atuais desafios à educação matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 95–108, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.258. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/258. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos