História da Matemática e suas potencialidades pedagógicas em salas de aula do Ensino Fundamental

Autores

  • Ana Catarina Cantoni Roque Professora, IFMG – Campus Governador Valadares
  • Maria Laura Magalhães Gomes Professora, UFMG

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.257

Palavras-chave:

História da Matemática, Potencialidades pedagógicas da História da Matemática, . Números Inteiros, Ensino Fundamental, Dificuldades de integração da História da Matemática à prática pedagógica

Resumo

Neste artigo, apresentamos os principais resultados de uma investigação que teve como um de seus objetivos a identificação das potencialidades pedagógicas da História da Matemática que se tornam mais evidentes em uma situação real de sala de aula. A investigação foi realizada em turmas de sétimo ano do Ensino Fundamental nas quais foram propostas, em um trabalho cooperativo com a professora, ativida- des relacionadas à História da Matemática referentes ao tema “Números Inteiros”. A análise do material empírico mostrou que a História foi uma fonte de motivação para o ensino-aprendizagem da Matemática, constituiu-se como fonte de métodos pedagogicamente adequados e interessantes para a abordagem dos números inteiros e trouxe contribuições para a prática didática da professora. A pesquisa também mos- trou que existem algumas dificuldades para integrar a História da Matemática às práticas pedagógicas.

Referências

BEERY, J. et al. The Story of Negative Numbers. Mathematical Association of America, 2004. CD-ROM. (Historical Modules Project)

BOALER, J. The development of disciplinary relationships: knowledge, practice, and identity in mathematics classrooms. For The Learning of Mathematics. 2002, p. 42-47.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacio- nais: matemática. MEC/SEF, Brasília, 1998. 148p.

DAMBROS, A. A. O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de Matemática: possíveis relações. Tese (Doutorado em Edu- cação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

FAUVEL, J; VAN MAANEN, J. (Ed.). History in Mathematics Education: the ICMI study. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loyola. Pesquisa qualita- tiva em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 49-78.

Downloads

Publicado

01-06-2012

Como Citar

CANTONI ROQUE, A. C. .; MAGALHÃES GOMES , M. L. . História da Matemática e suas potencialidades pedagógicas em salas de aula do Ensino Fundamental. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 79–94, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.257. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/257. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos