Estudo da multiplicação e divisão de números fracionários no currículo de matemática do estado de São Paulo

Autores

  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Professora, Uniban/SP
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Professora, Uniban/SP – Univás/MG
  • Dario Vieira de Oliveira Filho Participante, Observatório da Educação Uniban/SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.256

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação de professores, Currículo, Multiplicação e divisão com frações, Conhecimento profissional docente

Resumo

Este estudo tem por finalidade analisar os pressupostos e diretrizes que alicerçam o atual currículo de Matemática proposto para o estado de São Paulo, no que se refere à introdução da multiplicação e da divisão com frações e como tais orientações têm sido interpretadas pelos professores. Fundamenta-se em pesquisas que versam sobre a formação de professores, bem como em estudos que investigam ques- tões didáticas sobre o objeto matemático em questão. Verificou-se que o currículo incorporou alguns dos resultados de pesquisas sobre esse tema, mas não apresentou uma discussão sobre os diferentes significados da multiplicação e da divisão de frações.

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

FONTOURA GARCIA SILVA , A. da .; RODRIGUES SILVA DUARTE , A.; OLIVEIRA FILHO, D. V. de . Estudo da multiplicação e divisão de números fracionários no currículo de matemática do estado de São Paulo. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 63–78, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.256. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/256. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos