Reflexões que Precisam Ser Feitas sobre o Uso dos Chamados “Materiais Concretos” para a Aprendizagem em Matemática

Autores

  • Célia Maria Carolino Pires Professora, PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.255

Palavras-chave:

Conhecimentos Prévios, Hipóteses das Crianças, Novas investigações, Materiais concretos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compartilhar algumas reflexões sobre o uso dos chamados “mate- riais concretos” para a aprendizagem em Matemática, especialmente nos anos iniciais. Retoma alguns contextos em que esses materiais, em particular o Material Dourado Montessori, apareceram no cenário educacional e questiona seu uso em função do que pesquisas recentes revelam sobre conhecimentos prévios e hipóteses das crianças. Pretende mostrar, pelo resgate de alguns episódios, que a produção de conhecimentos didáticos é um processo dinâmico, em constante transformação, que traz questionamen- tos para a prática e formação de professores.

 

Referências

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

CAROLINO PIRES , C. M. . Reflexões que Precisam Ser Feitas sobre o Uso dos Chamados “Materiais Concretos” para a Aprendizagem em Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 45–62, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.255. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/255. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos