O que é número? As mudanças na história de um conceito da matemática escolar

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Professor, UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.254

Palavras-chave:

História da educação matemática, Matemática do primário, Conceito de número

Resumo

Este texto analisa historicamente as transformações do conceito de número no âmbito da matemáti- ca escolar para os anos iniciais desde o final do século XIX a meados do século XX. Como se dá a transformação do conceito de número na escola primária? Tal questão conduz o desenvolvimento do texto. O estudo revela a autonomia relativa da matemática escolar face à matemática. E, nesses termos, possibilita compreender a dinâmica de alteração dos conceitos que são ensinados no corpo do saber escolar matemático.

Referências

ALBUQUERQUE, I. Metodologia da Matemática – de acordo com o programa do curso de formação do professor primário. Rio de Janeiro: Conquista, 1954.

BARBOSA, R. Reforma do Ensino Primário e várias instituições complemen- tares da Instrução Pública. Obras Completas de Rui Barbosa. Vol. X, Tomo II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1946.

BARRETO, A. Algumas palavras de distinctos colegas, 1894. In: Arithmetica Es- colar pelo Professor Ramon Roca Dordal. São Paulo: Miguel Melillo & Cia.,1903.

BARRETO, R. Série Graduada de Mathematica Elementar para uso das escolas primarias e secundarias do E. de S. Paulo. Vol. 1. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1912.

BREINER, Z. Q. Algumas considerações sobre o ensino da Aritmética. Revista Brasileira de Pedagogia. Rio de Janeiro: Confederação Católica Brasileira de Educação. Ano I, Vol. II. Nov. 1934, no. 9-10.

CARVALHO, M. M. C. Pedagogia da Escola Nova, produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In: Freitas, M. C.; Kulmann Jr., M. (orgs.) Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.

CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Editora Difel; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S. A., 1990.

. La historia o la lectura del tempo. Barcelona: Editorial Gedisa,2007.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 1990, 177-229.

Downloads

Publicado

01-06-2012

Como Citar

RODRIGUES VALENTE , W. . O que é número? As mudanças na história de um conceito da matemática escolar. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 29–43, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.254. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/254. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos