O que é número? As mudanças na história de um conceito da matemática escolar

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Professor, UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.254

Palavras-chave:

História da educação matemática, Matemática do primário, Conceito de número

Resumo

Este texto analisa historicamente as transformações do conceito de número no âmbito da matemáti- ca escolar para os anos iniciais desde o final do século XIX a meados do século XX. Como se dá a transformação do conceito de número na escola primária? Tal questão conduz o desenvolvimento do texto. O estudo revela a autonomia relativa da matemática escolar face à matemática. E, nesses termos, possibilita compreender a dinâmica de alteração dos conceitos que são ensinados no corpo do saber escolar matemático.

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

RODRIGUES VALENTE , W. . O que é número? As mudanças na história de um conceito da matemática escolar. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 29–43, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.254. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/254. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos