Um Tratamento para os Números Reais via Medição de Seg- mentos: uma proposta, uma investigação

Autores

  • Sílvio César Otero-Garcia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.252

Resumo

Regina Célia Guapo Pasquini é licenciada em matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em educação matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A sua tese, aqui resenhada, tem como objetivo geral apresentar e discutir, como alternativa para abordar o conteúdo de números reais em cursos de formação de professores, o material “Um Tratamento, Via Medição, para os Números Reais”, que contém, segundo seu próprio nome sugere, a chamada proposta de tratamento dos números reais via medição de segmentos. A discussão é pautada numa revisão bibliográfica a respeito da problemática do ensino e aprendizagem dos números reais, em consi- derações de fundo histórico, bem como nas observações que a pesquisadora fez de um curso de análise que usou tal proposta para apresentar o conceito de número real e nas entrevistas que fez com seus alunos. Segundo a pesquisadora, o seu interesse está focado nos números reais, pois eles possuem grande relevância na formação do professor, além disso, é um dos conteúdos clássicos de análise. A falta de uma boa compreensão dos números reais seria uma das razões para a dificuldade encontrada pelos alunos nessa disciplina.

Referências

PASQUINI, R. C. G. Um Tratamento para os Números Reais via Medição de Seg- mentos: uma proposta, uma investigação. 2007. 209 f. Tese (Doutorado) – Univer- sidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

Downloads

Publicado

01-06-2012

Como Citar

OTERO-GARCIA, S. C. . Um Tratamento para os Números Reais via Medição de Seg- mentos: uma proposta, uma investigação. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 61, p. 161–164, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.252. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/252. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Resenha