Como medir o Sistema Solar: Situações didáticas com grandezas e medidas
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.235Palavras-chave:
Grandezas e Medidas, Ensino de Matemática, Anos iniciais, Sistema SolarResumo
Apresentamos aqui uma proposta de atividade de aula com o objetivo de trabalhar com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental o bloco temático Grandezas e Medidas previstos pelos PCN Matemática (1997) e conteúdos referentes a Ciências e Estudos Sociais. A proposta foi dividida em três momentos em que o professor poderá explorar tanto os saberes prévios dos alunos como apresentar-lhes situações problemas em que precisem mobilizar seus conhecimentos e construírem novas relações com os conteúdos apresentados.
Referências
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: Ha- bilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacio- nais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética: Sabedoria e ilusões da filosofia: Pro- blemas de psicologia genética. 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultural- Coleção Os Pen- sadores, 1983.
NOGUEIRA, Salvador. CANALLE, João Batista Garcia. Astronomia: Ensino Fundamental e Médio. Coleção Explorando o Ensino vol. 9. Brasília: MEC, SEB, MCT, AEB, 2009.