Cálculo mental: é possível uma prática pedagógica que favoreça seu desenvolvimento?

Autores

  • Sheila Denize Guimarães Professora da UFMS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.233

Palavras-chave:

Cálculo Mental, Sistema de Numeração Decimal, Operações Aditivas e Multiplicativas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Engenharia Didática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo revelar as principais estratégias de cálculo mental mobilizadas por alu- nos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em situações didáticas vivenciadas de forma dialógica. O desenvolvimento experimental se pautou na Engenharia Didática e foi realizado com alunos do Ensino Fundamental de  uma escola particular de ensino de Campo Grande/MS que cursaram o 4º ano no segundo semestre de 2007 e o 5º ano em 2008. Os resultados indicam que as principais estratégias mobilizadas pelos alunos se concentram em cinco grupos (reproduzir mentalmente o algoritmo, realizar a sobrecontagem com o auxílio dos dedos, usar regras automatizadas, usar propriedades dos números e das operações e realizar cálculos baseando-se na percepção de algumas regularidades dos números anunciados). Avaliamos que a dinâmica instaurada em nossa pesquisa poderia ser incorporada à prática dos professores, pois favoreceu o conhecimento das concepções numéricas dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de um ensino mais efetivo.

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

DENIZE GUIMARÃES, S. . Cálculo mental: é possível uma prática pedagógica que favoreça seu desenvolvimento?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 137–149, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.233. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/233. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos