Enlaces Teóricos e Pedagógicos entre Formação Continuada Docente e Prática Pedagógica com Tecnologias

Autores

  • Adriana Richit Professora, UFFS, Erechim-RS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.232

Palavras-chave:

Formação continuada docente, Tecnologias Digitais, Educação Matemática

Resumo

O artigo traz considerações sobre os enlaces teóricos e pedagógicos evidenciados entre o processo de formação continuada de professores da educação básica e o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas no uso de tecnologias. A análise toma por base os resultados de uma pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, SP, Brasil. A referida pesquisa engajou docentes de matemática da rede pública estadual de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul, os quais envolveram-se em uma atividade formativa, na modalidade semipresencial, na qual experimentaram modos distintos de abordar conceitos matemá- ticos curriculares. Como resultados o estudo evidenciou, entre outras coisas, que a implementação de uma nova prática pelo professor é um processo lento e complexo, perpassado por aspectos de naturezas diversas, tais como as preconcepções do professor sobre o papel das tecnologias na prática pedagógica, o impacto das diretrizes políticas e orientações curriculares nacionais no currículo escolar, as influên- cias dos testes de avaliação da educação, as influências da cultura escolar e o impacto das experiências formativas vivenciadas pelo professor ao longo da carreira. Nesse sentido, enfatiza-se a relevância da formação continuada como uma forma de fomentar e viabilizar mudanças na prática pedagógica.

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

RICHIT, A. . Enlaces Teóricos e Pedagógicos entre Formação Continuada Docente e Prática Pedagógica com Tecnologias. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 123–136, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.232. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/232. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos