O uso do Cabri 3D para desenvolver habilidade de visualização

Autores

  • Guilherme Baggio Marin Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.231

Palavras-chave:

Cabri 3D, Ensino de Geometria Espacial, Seções em Cubos, Visualização, Ensino Médio

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo investigar as contribui- ções do software Cabri 3D na visualização de seções obtidas no cubo através de planos. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio de uma escola particular de Santa Maria – RS, com 29 alunos do 3º ano, todos de uma mesma turma, os quais foram voluntários. Foi empregada a metodologia investi- gativa na realização de dez atividades, nas quais os alunos realizaram seções no cubo utilizando lápis e papel. Posteriormente, realizaram essas mesmas atividades usando o software Cabri 3D. A coleta de da- dos foi feita pelos registros dos alunos em lápis e papel e pelas gravações digitais dos trabalhos no com- putador, no qual desenvolveram seus trabalhos, por meio das representações geométricas e utilizando, na mesma tela, o recurso do software “nova vista de texto”. O artigo aborda a primeira dessas atividades e comprovou que o uso do Cabri 3D apresentou considerável desenvolvimento de habilidades visuais, bem como de argumentações relativas às construções geométricas realizadas.

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

BAGGIO MARIN, G. .; PINTO LEIVAS, J. C. . O uso do Cabri 3D para desenvolver habilidade de visualização. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 105–121, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.231. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/231. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos