O uso do Cabri 3D para desenvolver habilidade de visualização
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.231Palavras-chave:
Cabri 3D, Ensino de Geometria Espacial, Seções em Cubos, Visualização, Ensino MédioResumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo investigar as contribui- ções do software Cabri 3D na visualização de seções obtidas no cubo através de planos. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio de uma escola particular de Santa Maria – RS, com 29 alunos do 3º ano, todos de uma mesma turma, os quais foram voluntários. Foi empregada a metodologia investi- gativa na realização de dez atividades, nas quais os alunos realizaram seções no cubo utilizando lápis e papel. Posteriormente, realizaram essas mesmas atividades usando o software Cabri 3D. A coleta de da- dos foi feita pelos registros dos alunos em lápis e papel e pelas gravações digitais dos trabalhos no com- putador, no qual desenvolveram seus trabalhos, por meio das representações geométricas e utilizando, na mesma tela, o recurso do software “nova vista de texto”. O artigo aborda a primeira dessas atividades e comprovou que o uso do Cabri 3D apresentou considerável desenvolvimento de habilidades visuais, bem como de argumentações relativas às construções geométricas realizadas.
Referências
JAHN, A. P.; BONGIOVANNI, V. Explorações em geometria especial com o sof- tware Cabri 3D, IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (htem), 5 a 9 de maio, Anais… Rio de Janeiro, Brasil, 2008.
LEIVAS, J. C. P. Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática.
Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009, 294 p.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NACARATO, A. M.; GRANDO, R. C.; COSTA, J. L. Um contexto de trabalho co- laborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria.Acta Scientiae, v. 11, n.2, jul./dez. 2009.
PRESMEG, N. Research on visualization in learning and teaching mathema- tics. Disponível em: <http://www.kaputcenter.umassd.edu/downloads/symcog/bib/ pmeVisualizationFinalAPA.pdf>. Acessado em: 21 jul 2013.
SOUZA, F. S. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retro- cesso. Dissertação de Mestrado. PUCRJ, 2001.