Concepções de pesquisadores sobre conhecimento matemático e ensino em dissertações de mestrado em educação matemática

Autores

  • Luciano Sant’Ana Agne Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.230

Palavras-chave:

Concepção matemática, Concepções de ensino, Conhecimento matemático, Educar pela Pesquisa, Propostas didáticas

Resumo

Este trabalho analisou as relações entre conhecimento matemático e concepções de ensino em pesquisas de mestrado em Educação Matemática. Foram escolhidas dissertações nas quais os alunos realizaram pesquisa  em  sala  de  aula  apoiadas  no  princípio  teórico  Educar  Pela  Pesquisa. Treze  dissertações  de mestrado do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS foram analisadas. A investigação teve abordagem qualitativa interpretativa. Para análise das informações foi utilizado o método da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram que, mesmo defendendo propostas pedagógicas fundamentadas em pesquisa, as pesquisas investigadas apresentam uma concep- ção absolutista acerca da natureza do conhecimento matemático.

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

SANT’ANA AGNE, L. . Concepções de pesquisadores sobre conhecimento matemático e ensino em dissertações de mestrado em educação matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 91–104, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.230. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/230. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos