Concepções de pesquisadores sobre conhecimento matemático e ensino em dissertações de mestrado em educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.230Palavras-chave:
Concepção matemática, Concepções de ensino, Conhecimento matemático, Educar pela Pesquisa, Propostas didáticasResumo
Este trabalho analisou as relações entre conhecimento matemático e concepções de ensino em pesquisas de mestrado em Educação Matemática. Foram escolhidas dissertações nas quais os alunos realizaram pesquisa em sala de aula apoiadas no princípio teórico Educar Pela Pesquisa. Treze dissertações de mestrado do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS foram analisadas. A investigação teve abordagem qualitativa interpretativa. Para análise das informações foi utilizado o método da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram que, mesmo defendendo propostas pedagógicas fundamentadas em pesquisa, as pesquisas investigadas apresentam uma concep- ção absolutista acerca da natureza do conhecimento matemático.
Referências
ALTENHOFEN, M. E. Atividades contextualizadas nas aulas de Matemática para a formação de um cidadão crítico. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
BOESING, C. A prática da pesquisa nas aulas de Matemática: vivências de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009.108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Facul- dade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 148p.
DIEDRICH, R. C. Pesquisa escolar em tempos de cibercultura: ensinando Mate-mática com o auxílio da internet. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
FICAGNA, N. C. Unidade de aprendizagem: uma forma diferenciada de aprender Estatística alicerçada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Univer- sidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.