Análise de erros na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau: um estudo com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Yasmini Lais Spindler Sperafico UFRGS
  • Beatriz Vargas Dorneles Professora, UFRGS
  • Clarissa Seligman Golbert Professora, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.229

Palavras-chave:

Análise de erros, Resolução de problemas, Equações algébricas do 1º grau

Resumo

A análise de erros auxilia no processo de ensino das equações algébricas do 1º grau, pois evidencia a existência de conceitos mal formados que impedem o bom desempenho dos estudantes. O presente arti- go descreve uma pesquisa qualitativa, que discute algumas hipóteses sobre as origens de erros cometi- dos por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, na Tarefa de Resolução de Problemas com Equações Algébricas do 1º Grau (TRPEA). Os resultados apontam muitos erros de ordem procedural, mas com origem em conhecimentos concei- tuais mal formados.

Referências

LOCHHEAD, J. MESTRE, J. Das palavras à álgebra: corrigindo concepções erradas. In: COXFORD, A.; SHULTE, A. (Org). As ideias da álgebra. Tradução de Hygino Domingues. São Paulo: Atual, 1995. cap. 13, p. 144-154.

MATOS, A.; DA PONTE, J. O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8º ano. Revista Latinoamericana de Inves- tigacion Matematica Educativa, México, v. 11, n. 2, p. 195-231, 2008.

MATSUDA, N. et al. A Computational Model of How Learner Errors Arise from Weak Prior Knowledge. In: Taatgen, N.; van Rijn, H. (Eds.). Proceedings of the 31th Annual Conference of the Cognitive Science Society. Austin: Cognitive Science Society, p. 1-6, 2009. Disponível em: <http://www.cs.cmu.edu/~wcohen/ postscript/cogsci-2009.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2012.

PINTO, N. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000.

SPERAFICO, Y. Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

SPINDLER SPERAFICO, Y. L. .; VARGAS DORNELES , B. .; SELIGMAN GOLBERT , C. . Análise de erros na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau: um estudo com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 77–90, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.229. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/229. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos