Adição e subtração em Davýdov

Autores

  • Josélia Euzébio da Rosa Professora, UNISUL – SC
  • Ademir Damazio Professor, UNESC – SC
  • Ester de Souza Bitencourt Alves Professora, Rede Pública – SC

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.228

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Proposições davydovianas, Adição, Subtração

Resumo

O presente artigo expressa a investigação do movimento conceitual apresentado por Davýdov e seus colaboradores ao proporem o ensino de adição e subtração. Os dados da pesquisa, de natureza teórica, são constituídos por seis tarefas extraídas dos livros didáticos e de orientação ao professor. Durante a análise, constatamos que as tarefas davydovianas são desenvolvidas, inicialmente, por meio de ações objetais. No processo, são introduzidos os esquemas abstratos e a reta numérica. Estas representações compõem o elemento mediador que possibilita elevar as ações objetais ao plano mental. Os conceitos de adição e subtração são introduzidos com base na relação todo-partes de grandezas discretas e contínuas, na interconexão entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas. 

Referências

FERREIRA, Érica da Silva Moreira. Quando a atividade de ensino dá ao con- ceito matemático a qualidade de educar. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

LIBANEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro,n. 27, dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scie- lo.php?cript=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 de junho de 2011.

ROSA, Josélia Euzébio da. Proposições de Davýdov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéri- cas. 2012. 244 f. Tese (Doutorado em Educação). Área de concentração: Educação Matemática – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

ДАВЫДОВ, В. В. О. et al. Математика, 1-Kjiacc. Mockba: Mnpoc – Аргус, 2012. Davidov, V.V. Matemática, 2ª série. Livro didático e de exercícios para os estudantes da primeira série. Moscou: MIROS, Argus, 2012.

ГОРБОВ, C. Ф. МИКУЛИНА Г. Г.; САВЕЛЬЕВА О. В.. Обучение математике. 2 класс: Пособие для учителей начальной школы (Система Д.Б.Эльконина – В.В. Давыдова). 2-е ида. перераб. – М.:ВИТА-ПРЕССб, 2009. Ensino de Matemática.

ano: livro do professor do ensino fundamental (sistema do D.B.Elkonin – V.V. Davidov)/ S.F.Gorbov, G.G.Mikulina, O.V.Savieliev – 3-a edição, – Moscou, VITA--PRESS, 2009.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

ROSA , J. E. da .; DAMAZIO , A. .; SOUZA BITENCOURT ALVES , E. de . Adição e subtração em Davýdov. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 61–75, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.228. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/228. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos