Propostas de formação inicial de professores de matemática no estado do Paraná: condicionantes do cenário atual
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.227Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação inicial de Professores de Matemática, Licenciatura em Matemática, Propostas CurricularesResumo
Neste artigo discutimos algumas propostas de formação inicial de professores de Matemática no Estado do Paraná, considerando os seguintes pontos de enfoque: distribuição e articulação dos componentes curriculares; estágio curricular obrigatório; articulação entre o ensino e a pesquisa; e as impressões de representantes dos cursos a respeito da implantação do projeto pedagógico do curso de licenciatura em Matemática de sua instituição: efeitos, resultados e implicações. Os pontos de enfoque abordados sinalizam um cenário de mudança e de desafios a serem enfrentados quanto à formação inicial de pro- fessores de Matemática.
Referências
CYRINO, M. C. C. T. ; TEIXEIRA, B. R. O Estágio Supervisionado e o Relatório de Estágio como espaços de reflexão sobre a Resolução de Problemas. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 4, n. 1, p. 136-156, 2011.
MORIEL-JUNIOR, J. G.; CYRINO, M. C. C. T. Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.11, n.3, p.535-557, 2009.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – SBEM. Subsídios para a discussão de propostas para os cursos de Licenciatura em Matemática: uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.prg.rei.unicamp.br/ccg/subformacaoprofessores/SBEM_licenciatura.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2012.
TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. A comunicação escrita na formação inicial de professores de Matemática: potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado. Acta Scientiae (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, v. 12, n.1, p. 43-66, 2010.
. A elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional na formação inicial de professores de Matemática. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 58, n. 1, p. 71-88, 2011.