Atual currículo de matemática do estado de São Paulo: Indicações para a introdução do ensino da ideia de irracionalidade
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.226Palavras-chave:
Educação Matemática, Implementação de inovações curriculares, Ensino e aprendizagem, Números irracionais, Professores que ensinam matemáticaResumo
Este estudo tem como finalidade analisar os pressupostos e diretrizes que alicerçam o atual currículo de Matemática proposto para o Estado de São Paulo, Brasil, no que se refere à introdução do conceito de irra- cionalidade. Buscamos identificar a relação das indicações propostas pelo movimento de implementação curricular e outras orientações e pesquisas que abordam a mesma temática. Trata-se de uma investigação bibliográfica/documental na qual analisaremos o material de apoio denominado “Caderno do Professor”, sob a luz tanto de teorias que versam sobre o currículo como também de alguns estudos que investigam o objeto matemático Números Irracionais. Examinando os documentos oficiais no âmbito mais geral, observamos certa preocupação com a “Enculturação Matemática” proposta por Bishop (1997), todavia ve- rificamos também algumas lacunas nas orientações a respeito da incomensurabilidade e densidade na reta.
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