Atual currículo de matemática do estado de São Paulo: Indicações para a introdução do ensino da ideia de irracionalidade

Autores

  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Professora, Universidade Bandeirante Anhanguera/SP
  • Ruy Cesar Pietropaolo Professor, Universidade Bandeirante Anhanguera/SP
  • Tania Maria Mendonça Campos Professora, Universidade Bandeirante Anhanguera/SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.226

Palavras-chave:

Educação Matemática, Implementação de inovações curriculares, Ensino e aprendizagem, Números irracionais, Professores que ensinam matemática

Resumo

Este estudo tem como finalidade analisar os pressupostos e diretrizes que alicerçam o atual currículo de Matemática proposto para o Estado de São Paulo, Brasil, no que se refere à introdução do conceito de irra- cionalidade. Buscamos identificar a relação das indicações propostas pelo movimento de implementação curricular e outras orientações e pesquisas que abordam a mesma temática. Trata-se de uma investigação bibliográfica/documental na qual analisaremos o material de apoio denominado “Caderno do Professor”, sob a luz tanto de teorias que versam sobre o currículo como também de alguns estudos que investigam o  objeto  matemático  Números  Irracionais.  Examinando  os  documentos  oficiais  no  âmbito  mais  geral, observamos certa preocupação com a “Enculturação Matemática” proposta por Bishop (1997), todavia ve- rificamos também algumas lacunas nas orientações a respeito da incomensurabilidade e densidade na reta. 

Referências

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

FONTOURA GARCIA SILVA, . A. da .; PIETROPAOLO, R. C.; MENDONÇA CAMPOS, T. M. . Atual currículo de matemática do estado de São Paulo: Indicações para a introdução do ensino da ideia de irracionalidade. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 31–44, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.226. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/226. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos