Um tributo à professora Maria Laura (1919 – 2013)

Autores

  • Claudia Segadas Professora associada do IM – UFRJ
  • Lilian Nasser Professora adjunta do IM – UFRJ
  • Lucia A. de A. Tinoco Professora adjunta do IM – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.225

Palavras-chave:

História, Educação Matemática, Projeto Fundão, Homenagem

Resumo

Este artigo é uma homenagem à professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, fundadora do GEPEM e do Projeto Fundão, que faleceu recentemente, em junho de 2013. Em meio às diversas homenagens e destaques dados à sua história de vida, nós, que tivemos o privilégio da sua convivência ao longo dos 30 anos do Projeto Fundão, optamos por destacar suas características mais marcantes, que faziam de Maria Laura uma educadora, pesquisadora e, principalmente, amiga incomparável. Seu entusiasmo e otimismo contagiantes promoveram a permanência e continuidade de um dos projetos mais duradou- ros da história das Universidades brasileiras, integrando diferentes unidades e centros da UFRJ, com o objetivo de apoiar os professores da Escola Básica e, consequentemente, melhorar a aprendizagem significativa dos alunos.

Referências

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Cur- riculares Nacionais: Matemática. Brasília. MEC/SEF, 1998.

LEAL, M e LOPES, A. L. (Org). Maria Laura: Homenagem da Pró-Reitoria de Extensão – UFRJ. Rio de Janeiro: Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, 2013.

PEREIRA, Pedro Carlos. A Educadora Maria Laura: contribuições para a consti- tuição da Educação Matemática no Brasil. Tese (Doutorado em Educação Matemá- tica) – Centro das Ciências Exatas e Tecnologias, PUC-SP, São Paulo (SP), 2010.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

SEGADAS, C. .; NASSER, L. .; TINOCO, L. A. de A. . . Um tributo à professora Maria Laura (1919 – 2013). Boletim GEPEM, [S. l.], n. 63, p. 17–27, 2013. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2013.225. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/225. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Homenagem