Aportes teóricos da Didática da Matemática para pesquisas em Educação Matemática Inclusiva

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luiz Márcio Santos Farias Universidade Federal da Bahia
  • Nadjanara Ana Basso Morás Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.014

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Didática da Matemática, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático, Teoria da Ação Conjunta em Didática

Resumo

As investigações no âmbito da Educação Matemática Inclusiva, que se referem à clientela da Educação Especial em sua maioria buscam seus aportes teóricos em áreas, como Psicologia, Sociologia, Neurociência, e seus resultados acabam direcionados quase que exclusivamente aos educandos com necessidades especiais e não a todos os estudantes, conforme pressupõe a Educação Inclusiva. Partindo do pressuposto que são as atividades propostas que promovem a inclusão, este texto discute os aportes teóricos da Didática da Matemática francesa para pesquisas que busquem comprovar o potencial inclusivo para todos os estudantes, de atividades pensadas considerando as peculiaridades dos educandos com necessidades especiais. São apresentadas as origens da Didática da Matemática na França e sinopse das teorias; dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, a Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria da Ação Conjunta em Didática desenvolvida por Gérard Sensevy, acompanhadas de exemplos de suas utilização em pesquisas em EMI.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

IGNATIUS NOGUEIRA, C. M.; SANTOS FARIAS, L. M. .; BASSO MORÁS, N. A. . Aportes teóricos da Didática da Matemática para pesquisas em Educação Matemática Inclusiva . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 184–201, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.014. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos