Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas

Autores

  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nilcéia Hellen Lacerda Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Helder Cassimiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.013

Palavras-chave:

Escola do campo, Processos de exclusão, Inclusão, Diferença, Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo visa trazer algumas compreensões a respeito da Educação no Campo no contexto da Educação Inclusiva e da Educação Matemática. Nessa perspectiva, o texto começa com uma introdução ao conceito de Educação Inclusiva com um olhar para as singularidades e um desprendimento às categorizações, além de fazer uma relação entre a inclusão, em seu sentido mais amplo, e a Educação no Campo. Em um segundo momento, apresenta-se ideias centrais sobre Educação no Campo e apresentamos duas pesquisas que estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como considerações, há um convite à reflexão com a apresentação de excertos de narrativas, aproximações e intersecções entre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 14 ed. São Paulo: Papirus, 2008.

ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. (Org). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 1999. (Coleção Por Uma Educação do Campo, n.2).

ARROYO, M.G.; CALDART, R.S.; MOLINA, M.C. Por Uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARBOSA, L.N.S.C. Entendimentos a respeito da matemática na Educação do Campo: questões sobre currículo. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/127621>.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC/SEF, 1996.

CALDART, R. S. A Escola do campo em movimento. Coletivo Nacional de Educação do MST. Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA). Brasil, 2003. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81.

CALDART, R.; CERIOLI, P. R.; KOLLING, E. J. (Orgs). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2002. (Coleção Por Uma Educação do Campo, n.4).

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 7 ed. Campinas: Papirus, 2000.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 13ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1982.

FRUTUOSO, C.; PATRÍCIA, M.A.; FRANÇA, R.D.F.C.; MACIEL, A.C. Educação do Campo: a inclusão excludente nos assentamentos rurais de Rondônia. Poíesis Pedagógica, v. 11. n. 2, p. 133-150, 2013.

GLAT, R.; PLETSCH, M.D.; SOUZA FONTES, R. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação, v. 32, n. 2, p. 343-355, 2007.

MANTOAN, M.T.E. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2002. [online]. Disponível em: <http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.3.htm>. Acesso em: 04 mar. 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental. Campo Grande : SED, 2019. (Série Currículo de Referência; 1). Disponível em: <http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Curr%C3%ADculo-MS-V28.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2020.

MONTEIRO, A.; MENDES, J. R. Educação do Campo e Questões Curriculares: entre identidades e práticas. 2010.

ORRÚ, S. E. O Re-Inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

RODRIGUES, T. D. Práticas de exclusão em ambiente escolar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.

ROSA, F.M.C; RODRIGUES, T. D.; MARCONE, R. Pluralidade de concepções relacionadas à inclusão-exclusão e seus reflexos na pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v.11, p.518 - 530, 2018.

SANTOS, C. A. (Orgs). Educação do Campo: campo – políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2008. (Coleção Por Uma Educação do Campo, n.7).

UNESCO. Guidelines for inclusion: Ensuring access to Education for All. Unesco, 2005.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Como Citar

RODRIGUES, T. D.; COELHO DA ROSA, F. M. .; LACERDA DIAS, N. H. .; HELDER CASSIMIRO, F. . Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 170–183, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.013. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/204. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos