Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas

Autores

  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nilcéia Hellen Lacerda Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Helder Cassimiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.013

Palavras-chave:

Escola do campo, Processos de exclusão, Inclusão, Diferença, Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo visa trazer algumas compreensões a respeito da Educação no Campo no contexto da Educação Inclusiva e da Educação Matemática. Nessa perspectiva, o texto começa com uma introdução ao conceito de Educação Inclusiva com um olhar para as singularidades e um desprendimento às categorizações, além de fazer uma relação entre a inclusão, em seu sentido mais amplo, e a Educação no Campo. Em um segundo momento, apresenta-se ideias centrais sobre Educação no Campo e apresentamos duas pesquisas que estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como considerações, há um convite à reflexão com a apresentação de excertos de narrativas, aproximações e intersecções entre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

RODRIGUES, T. D.; COELHO DA ROSA, F. M. .; LACERDA DIAS, N. H. .; HELDER CASSIMIRO, F. . Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 170–183, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.013. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/204. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos