A construção de laboratórios de matemática inclusivos: desafios e realizações

Autores

  • Ana Maria Martensen Roland Kaleff Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.012

Palavras-chave:

Laboratórios de Matemática inclusivos, Deficiência visual, Visão normal, Recursos didáticos interativos

Resumo

Apresentar a construção de laboratórios de matemática inclusivos não é uma tarefa fácil, pois a narrativa dos desafios e das realizações ao longo de quase três décadas pode ser entediante e bem conhecida do leitor. Consideram-se dois laboratórios em cujo ambiente encontram-se acervos de recursos didáticos interativos para o ensino de Matemática, principalmente da Geometria, desenvolvidos no primeiro deles. Estes recursos se destinam tanto a pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão) como a quem possui visão normal. Consideram-se também as principais ações realizadas no primeiro deles e o que se pretende realizar no segundo.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Matemática (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Adaptações Curriculares. Secretária de Educação Especial. Brasília: MEC/SEF. 1998b. Em http://www.conteudoescola.com.br/pcn-esp.pdf. Acesso em 02/02/ 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 02. Brasília: MEC/SEF. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Geometria. Brasília: MEC/ SEB. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ensino Fundamental. 2019. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPFB7y5Zm9B9dWWetPTDyTpMhf6hZTTNAeMxKsM5AemMSeFy9RYf3JkAv7sw/bncc-documento-final.pdf. Acesso em 03/02/2020

DIENES, Z. P. As seis etapas do processo de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 1975.

DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: ALCÂNTARA MACHADO, S, D. (Ed.) Aprendizagem Matemática: Representação Semiótica. São Paulo: Papirus, p.11-34, 2003,

HERSHKOWITZ, R. Psychological Aspects of Learning Geometry. In: NESSHER, P.; KILPÁTRICK, J. (Eds.) Mathematics and cognition. Cambridge: University Press, 1990, p. 70-95.

KALEFF, A. M. M. R. Do fazer concreto ao desenho em geometria: ações e atividades desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Coleção Formação de Professores. Campinas - SP: 3 ed. Autores Associados. 2010. p. 113-134.

KALEFF, A. M. M. R. Dois desafios para o ensino de geometria e para a inclusão do deficiente visual na escola: visualização e interpretação de figuras geométricas. Educação Matemática em Foco. SBEM-PB-UEPB, v.1. p. 34–55. 2012. Disponível em: <http://pos-graduacao.uepb. edu.br/ppgecm/?page_id=53>.Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R. (Org) Vendo com as mãos, olhos e mente: um laboratório e um museu de Educação Matemática para o aluno com deficiência visual. Niterói: CEAD, 2016 a. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B0M9GEU6FsoVRGRoQTZmWTRhTGM/view?usp=sharing_eid&ts=5787e9f0. Acesso em Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R. Memórias de uma trajetória acadêmica de perseverança: vivências de uma Educadora Matemática em um Curso de Formação de Professores de Matemática. Niterói: CEAD/UFF. 2016 b. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/93-biblioteca/115-biblioteca-em-educacao-matematica. Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R. Tópicos em Ensino de Geometria: A sala de aula frente ao laboratório de ensino e à historia da Geometria. 2 Ed. Niterói: CEAD. 2016c.

KALEFF, A. M. M. R. A formação de professores de Matemática frente à aprendizagem ativa significativa e à inclusão do aluno com deficiência visual. Perspectivas da Educação Matemática. Seção temática: Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática. Campo Grande/MS, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7284. Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R.; GARCIA, V. A. Um Laboratório e um museu de Educação Matemática: colocando a mão na massa! Linksscienceplace, v. 5, p. 48-60, 2019. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/591. Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R.; MOURÃO. O. S. Licenciandos de matemática sabem interpretar desenhos e calcular volumes de sólidos elementares construídos por pequenos cubos? VI EEMAT- VI Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Niterói: SBEM-RJ. In: Anais..., setembro, 2014. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1nAjlItU_FvNFdtdDZwUlYzMWc/view. Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R, ROSA, F.M.C. Buscando a educação inclusiva em geometria. Revista Benjamin Constant, n. 51, abril, 2012. Disponível em http://www.ibc.gov.br/revistas/263-edicao-51-abril-de-2012. Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R., ROSA, F. M. C. Vendo com as mãos: em busca da inclusão do aluno com deficiência visual nas aulas de Matemática. Caderno Dá licença, v. 8, a. 11, p. 205-225, dez. 2013. Disponível em: . Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M. M. R; ROSA, F.M. C. A necessidade da discussão de temas relacionados à educação inclusiva em disciplinas da foramação de professores: ações realizadas em um Laboratório de Ensino de Geometria. In: ROSA, Fernanda M. C.; BARALDI, Ivete Maria. (Org.). Educação Matemática Inclusiva: Estudos e Percepções. Campinas/SP: Mercado de Letras, p. 99-118, 2018.

KALEFF, A. M. M. R.; ROSA, F. M. C. Actions in search of a more inclusive mathematical education. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 5, p. 8-24, 2019. Disponível em http://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/2076. Acesso em 02/02/2020.

KALEFF, A. M.M R; GARCIA, S. S.; REI, D. M.; Sabemos calcular o volume de sólidos geométricos a partir de seus desenhos? I Congresso Internacional de Matemática y Diseño. In: Atas... Buenos Aires: MayD, p. 109-114, 1995.

KALEFF, A. M. M. R; GARCIA, S.S.; REI, D. M. Como adultos interpretam desenhos e calculam volumes de sólidos construídos por pequenos cubos. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 6, p. 137-152, 1997.

KALEFF, A. M. M. R.; ROSA, F. M. C.; DORNAS, R. F. A Educação Matemática via Ambiente Virtual e a Educação Inclusiva: ações de um Laboratório de Ensino de Geometria. Boletim Rio de Janeiro: GEPEM (Online), v. 1, p. 52-70, 2016. Disponível em: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article&op=view&path%5B%5D=3227. Acesso em 02/02/2020

KALEFF, A. M. M. R.; DORNAS, R; ESQUINCALHA, A.; ROBAINA, D. T.; VENEU, A. Uma experiência sobre a capacitação e desempenho de professores-tutores para o ensino a distância: o desafio da construção de materiais didáticos para o ensino de geometria. XIII Congreso Internacional de Educacion a Distancia-CREAD, Universidad de Concepción. In: Anais ... . Concepción–Chile: MERCOSUR. Dezembro, 2009. Disponível em: <http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/simple-rearch?query=KALEFF&submit.x=9&submit.y=14&submit=Ir>. Acesso em 02/02/2020.

TALL, D. Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Kluwer. 1991.

VAN HIELE, P. M. Structure and Insight: a Theory of Mathematics Education. Orlando: Academic Press. 1986.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Como Citar

MARTENSEN ROLAND KALEFF , A. M. . A construção de laboratórios de matemática inclusivos: desafios e realizações . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 156–169, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.012. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/203. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos