A construção de laboratórios de matemática inclusivos: desafios e realizações

Autores

  • Ana Maria Martensen Roland Kaleff Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.012

Palavras-chave:

Laboratórios de Matemática inclusivos, Deficiência visual, Visão normal, Recursos didáticos interativos

Resumo

Apresentar a construção de laboratórios de matemática inclusivos não é uma tarefa fácil, pois a narrativa dos desafios e das realizações ao longo de quase três décadas pode ser entediante e bem conhecida do leitor. Consideram-se dois laboratórios em cujo ambiente encontram-se acervos de recursos didáticos interativos para o ensino de Matemática, principalmente da Geometria, desenvolvidos no primeiro deles. Estes recursos se destinam tanto a pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão) como a quem possui visão normal. Consideram-se também as principais ações realizadas no primeiro deles e o que se pretende realizar no segundo.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

MARTENSEN ROLAND KALEFF , A. M. . A construção de laboratórios de matemática inclusivos: desafios e realizações . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 156–169, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.012. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/203. Acesso em: 18 out. 2024.

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