A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos

Autores

  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.011

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Licenciaturas em Matemática, Pessoas com deficiência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir como a inclusão educacional de alunos com deficiência está presente em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática no estado do Paraná. A pesquisa se denomina do tipo documental, sendo que, para a coleta dos dados, recorre-se à leitura na íntegra dos PPC dos 20 cursos de Licenciatura em Matemática presenciais e públicos do estado do Paraná (de universidades estaduais e federais). Para a análise dos dados, foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a inclusão educacional de alunos com deficiência aparece nos PPC por meio de: algumas práticas formativas curricularizadas – quando presentes, restritas às disciplinas pedagógicas –, que contemplam a futura atuação com estudantes com deficiência; uma abordagem da inclusão condicionada a iniciativas isoladas ou não curricularizadas; e uma abordagem não transversal da Inclusão Educacional. Conclui-se, dentre outros aspectos, que os cursos de formação inicial em Matemática precisam considerar a inclusão dos sujeitos com deficiência, para além dos aspectos teóricos, bem como tratar a temática inclusão de maneira transversal, promovendo uma cultura inclusiva.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

BORGES, F. A. .; COSTA TRINDADE CYRINO, M. C. de .; IGNATIUS NOGUEIRA, C. M. A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 134–155, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.011. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/202. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos