A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2020.010Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professores, InclusãoResumo
As leis e normativas que determinam e dão suporte à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares determinam direitos e deveres dos diferentes atores envolvidos na relação educativa. Mudanças na infraestrutura física visando acessibilidade, adaptação de materiais, contratação de intérpretes, especialistas e muitas outras ações que garantam a permanência e êxito destes alunos estão sendo colocadas em prática. No entanto, observamos em nossa prática de formação inicial e continuada de professores que a fala "não estamos preparados para lidar com a inclusão" prevalece no discurso acompanhada pela busca por uma receita de inclusão. A formação de professores prepara para o quê? Haverá uma receita aplicável ou adaptável a qualquer situação vivenciada pelo professor de matemática? Estas são perguntas norteadoras que nos fazem pensar sobre a formaç
Referências
ADIRON, F. Receita de inclusão? DIVERSA, 2016. Disponível em: < https://diversa.org.br/artigos/receita-de-inclusao/> Acesso 02 fev 2020.
BATISTA, E. S. C. Atividades Multimodais no processo de Aprender a Ensonar Matemática Sob a Perspectiva Inclusiva: Uma experiência com licenciandos em Pedagogia. – São Paulo, 2017. 311 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2017.
BELLO, M. M. S.; CAPELLINI, V. L. M. F.; RIBEIRO, J. A. G. Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Educação, Santa Maria, v. 42, n. 3, p. 689-704. set. /dez. 2017.
CAPELLINI, V. L. M. F.; FONSECA, K. A. A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos. Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v.19, n.1, p. 107-127, jan./jun. 2017.
FERNANDES S. H. A. A. ; HEALY L. H. Cenários multimodais para uma Matemática Escolar Inclusiva: Dois exemplos da nossa pesquisa. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIV CIAEM-IACME), 2015, Chiapas. Anais eletrônicos... Chiapas, México: 2015.
HEALY, L.; NARDI, E.; FERNANDES, S. H. A. A. Reflexões de Licenciandos sobre os Desafios Associados ao Ensino de Matemática em Aulas Inclusivas. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 2015, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis, Goiás, Brasil: 2015.
LIMA, P. C e MARCONDES, F. G. V. Inclusão e o Ensino da Matemática sob a Perspectiva do Desenho Universal. In. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 2018, Foz do Iguaçu, Anais... Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil: 2018.
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=empatia> Acesso em: 05 mar. 2019.
OLIVEIRA, A. A. S.; CHACON, M. C. M. Formação em educação especial no Brasil: retrospectiva e perspectiva contemporânea. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], n. 14, feb. 2017.
ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
TORISU, E. M.; SILVA, M. M. S. A Formação do Professor de Matemática para Educação Inclusiva: um relato de experiência no curso de matemática de uma universidade federal brasileira. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.5, n.9, p.270-285, jul.-dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.