A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível

Autores

  • Fabiane Guimarães Vieira Marcondes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Priscila Coelho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.010

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professores, Inclusão

Resumo

As leis e normativas que determinam e dão suporte à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares determinam direitos e deveres dos diferentes atores envolvidos na relação educativa. Mudanças na infraestrutura física visando acessibilidade, adaptação de materiais, contratação de intérpretes, especialistas e muitas outras ações que garantam a permanência e êxito destes alunos estão sendo colocadas em prática. No entanto, observamos em nossa prática de formação inicial e continuada de professores que a fala "não estamos preparados para lidar com a inclusão" prevalece no discurso acompanhada pela busca por uma receita de inclusão. A formação de professores prepara para o quê? Haverá uma receita aplicável ou adaptável a qualquer situação vivenciada pelo professor de matemática? Estas são perguntas norteadoras que nos fazem pensar sobre a formaç

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

VIEIRA MARCONDES , F. G.; COELHO LIMA, P. . A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 124–133, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.010. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/201. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos