A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível

Autores

  • Fabiane Guimarães Vieira Marcondes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Priscila Coelho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.010

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professores, Inclusão

Resumo

As leis e normativas que determinam e dão suporte à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares determinam direitos e deveres dos diferentes atores envolvidos na relação educativa. Mudanças na infraestrutura física visando acessibilidade, adaptação de materiais, contratação de intérpretes, especialistas e muitas outras ações que garantam a permanência e êxito destes alunos estão sendo colocadas em prática. No entanto, observamos em nossa prática de formação inicial e continuada de professores que a fala "não estamos preparados para lidar com a inclusão" prevalece no discurso acompanhada pela busca por uma receita de inclusão. A formação de professores prepara para o quê? Haverá uma receita aplicável ou adaptável a qualquer situação vivenciada pelo professor de matemática? Estas são perguntas norteadoras que nos fazem pensar sobre a formaç

Referências

ADIRON, F. Receita de inclusão? DIVERSA, 2016. Disponível em: < https://diversa.org.br/artigos/receita-de-inclusao/> Acesso 02 fev 2020.

BATISTA, E. S. C. Atividades Multimodais no processo de Aprender a Ensonar Matemática Sob a Perspectiva Inclusiva: Uma experiência com licenciandos em Pedagogia. – São Paulo, 2017. 311 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2017.

BELLO, M. M. S.; CAPELLINI, V. L. M. F.; RIBEIRO, J. A. G. Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Educação, Santa Maria, v. 42, n. 3, p. 689-704. set. /dez. 2017.

CAPELLINI, V. L. M. F.; FONSECA, K. A. A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos. Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v.19, n.1, p. 107-127, jan./jun. 2017.

FERNANDES S. H. A. A. ; HEALY L. H. Cenários multimodais para uma Matemática Escolar Inclusiva: Dois exemplos da nossa pesquisa. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIV CIAEM-IACME), 2015, Chiapas. Anais eletrônicos... Chiapas, México: 2015.

HEALY, L.; NARDI, E.; FERNANDES, S. H. A. A. Reflexões de Licenciandos sobre os Desafios Associados ao Ensino de Matemática em Aulas Inclusivas. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 2015, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis, Goiás, Brasil: 2015.

LIMA, P. C e MARCONDES, F. G. V. Inclusão e o Ensino da Matemática sob a Perspectiva do Desenho Universal. In. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 2018, Foz do Iguaçu, Anais... Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil: 2018.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=empatia> Acesso em: 05 mar. 2019.

OLIVEIRA, A. A. S.; CHACON, M. C. M. Formação em educação especial no Brasil: retrospectiva e perspectiva contemporânea. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], n. 14, feb. 2017.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

TORISU, E. M.; SILVA, M. M. S. A Formação do Professor de Matemática para Educação Inclusiva: um relato de experiência no curso de matemática de uma universidade federal brasileira. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.5, n.9, p.270-285, jul.-dez. 2016.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Como Citar

VIEIRA MARCONDES , F. G.; COELHO LIMA, P. . A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 124–133, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.010. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/201. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos