Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2020.009Palavras-chave:
Equidade, Ações Afirmativas, Microagressões raciais, Educação MatemáticaResumo
Neste trabalho, interpretamos educação matemática inclusiva como encontros entre diferenças no âmbito da educação matemática. Essa interpretação possibilita um melhor entendimento sobre espaços inclusivos no âmbito da pesquisa e prática em educação matemática, como, por exemplo, a forma como estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior acessam a universidade, suas estratégias de permanência e sobrevivência material e acadêmica em cursos da área de exatas, as barreiras que encontram, entre outras questões. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fornecer elementos para uma discussão sobre possibilidades de encontros entre diferenças no âmbito de cursos superiores da área de ciências exatas, relacionando as ações afirmativas no ensino superior com a educação matemática. Para isso, discutiremos nossa trajetória de pesquisas nessa direção e apontaremos para possibilidades de ampliação dessas discussões no âmbito da pesquisa em educação matemática.
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