A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil

Autores

  • Elton de Andrade Viana Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Lúcia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2020.199

Palavras-chave:

Autismo, Educação especial, Educação inclusiva, Educação matemática

Resumo

A partir do paradigma da neurodiversidade, que busca entender as diferenças por meio de uma ótica mais sociológica do que clínica, e com o objetivo de introduzir relações entre o currículo de Matemática que é estabelecido no sistema educacional brasileiro e o processo de inclusão proposto na modalidade da Educação Especial, o presente estudo se ocupou com a seguinte questão norteadora: qual é o cenário de propostas curriculares de Matemática para a educação básica e com a perspectiva de incluir estudantes atípicos, que os professores e licenciandos encontram atualmente no sistema educacional brasileiro? Ao realizar uma pesquisa documental envolvendo material disponibilizado pelo Ministério da Educação e a legislação brasileira, identifica-se um cenário de propostas curriculares ainda em construção, mas que tende a considerar as diferenças existentes em todos os estudantes.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

ANDRADE VIANA, E. de .; MANRIQUE, A. L. . A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 91–106, 2020. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2020.199. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/199. Acesso em: 18 out. 2024.

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Seção

Artigos