Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa

Autores

  • Ana Gabriela Cardoso do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jéssica Maria Oliveira de Luna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata Gilaberte Campos dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.006

Palavras-chave:

Estudantes autistas, Conteúdos matemáticos, Recursos didáticos, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

CARDOSO DO NASCIMENTO, A. G. .; OLIVEIRA DE LUNA, J. M. .; CONCEIÇÃO ESQUINCALHA, A. da .; CAMPOS DOS SANTOS, R. G. . Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 63–78, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.006. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/197. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos