Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa

Autores

  • Ana Gabriela Cardoso do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jéssica Maria Oliveira de Luna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata Gilaberte Campos dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.006

Palavras-chave:

Estudantes autistas, Conteúdos matemáticos, Recursos didáticos, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos.

Referências

ADLER, J. Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 3, n. 3, p. 205-224. 2000.

BORBA, M. C.; CHIARI, A. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

BRASIL. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CANDIDO, V. M. A. A Fazenda e a lógica matemática: A tecnologia no processo de aprendizagem de crianças autistas. 2012. 82 f. Monografia (Especialização em Novas Tecnologias na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.

CARDOSO, D. M. P. Funções executivas: habilidades matemáticas em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2016. 160 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

CHEQUETTO, J. J.; GONÇALVES, A. F. S. Possibilidades no Ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 206-222, 2015.

COSTA, P. J. H. Desenvolvimento de competências da Matemática Funcional em jovens com Perturbação do Espectro do Autismo, através do Método Montessori. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, 2016.

CRUZ, L. P.; CAMARGOS JR., W.; FACCHIN, C. T. Modelos cognitivos dos transtornos do espectro autista. In: CAMARGOS JR., W. (Org.). Síndrome de Asperger e outros transtornos do espectro autista de alto funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2013.

DELABONA, S. C. A mediação do professor e a aprendizagem de geometria plana por aluno com transtorno do espectro autista (Síndrome de Asperger) em um laboratório de matemática escolar. 2016. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

EGIDO, S. V.; ANDREETTI, T. C.; SANTOS, L. M. Tecnologia Educacional na sala de aula de matemática em uma turma com aluno com TEA. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2018, Braga e Paredes de Coura. Anais... Portugal: UDESC, UMINHO E UFPA, 2018. p. 1-12.

FERNANDES, G. A. S. O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: uma análise na cidade de Ji-Paraná/ RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.

FLEIRA, R. C. Intervenções pedagógicas para a inclusão de um aluno autista nas aulas de matemática: um olhar vygotskyano. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.

FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascável, v. 1, n. 1, p. 104-122, 2017.

FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 64, p. 811-831, 2019.

FLÔRES, G. G. C. A construção de mosaicos no plano por um aluno com Transtorno do Espectro Autista embasados na Teoria da Aprendizagem Significativa e na Engenharia Didática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas. Anais …. Pelotas: UFPel, 2017.

FRANCISCO, M. B. Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.

FRANCISCO, M. B.; FERRAZ, D. P. A.; CRISTÓVÃO, E. M. Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 269-286, set/dez. 2019.

GOMES, C. G. S. Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração. Revista Especial de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 3, p. 345-364, set-dez. 2007.

HONEYBOURNE, V. The Neurodiverse Classroom: a teacher’s guide to individual learning needs and how to meet them. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2018.

JORGE, E. V. As possibilidades e os desafios da utilização do lúdico para a aprendizagem em matemática de educando com síndrome de Asperger. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2011.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. London: The university of Chicago press, 2003.

LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

OLIVEIRA, I. M.; CHIOTE, F. A. B. O desenvolvimento cultural da criança com autismo. In: SMOLKA, A. L. B; NOGUEIRA, Ana L. H. (Orgs.) Estudos na perspectiva de Vygotsky: Gênese e emergência das funções psicológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

PRAÇA, R. T. P. O. Uma reflexão acerca da inclusão de aluno autista no ensino regular. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

RIBEIRO, G. G.; CRISTOVÃO, E. M. Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 20, p. 503-522, 2018.

RICHARDSON, J. R. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2008.

ROGERS, L. Visual Supports for Visual Thinkers. Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers, 2013.

SÁ, F. A.; SOUSA, A. D.; SILVA JÚNIOR, E. B. S.; SILVA, R. R. V. TEAMAT: Um jogo educacional no auxílio da aprendizagem de crianças com autismo. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rsc/article/view/4955/3180. Acesso em: 20 mai. 20.

SANTOS, M. I. G. As tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo. 2018. 387 f. Tese (Doutorado em Multimédia em Educação) – Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2018.

SANTOS, E. C.; CAIXETA, J.E. Autismo Infantil. Disponível em: http://www.abrapee.psc.br/xconpe/trabalhos/1/64.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020.

SARAIVA, M. M.; SANTOS, L. R. O uso do IPAD no Ensino-Aprendizagem de autistas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 4, 2015, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2015.

SINGER. J. Neurodiversity: the birth an idea. Kindle: Judy Singer: 2017.

SIQUEIRA, A. K. V. S. Matemática inclusiva: um estudo colaborativo sobre jogos com regras. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

SOUSA, J. J.; ANDRADE, S. O autismo e a aprendizagem: Uma análise do desenvolvimento matemático por um aluno na sala de AEE. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 4, 2019, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Editora Realize, 2019.

SOUZA, A. C. O uso de tecnologias digitais educacionais para o favorecimento da aprendizagem matemática e inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em anos iniciais de escolarização. 162 f. (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal de Alfenas, Alfenas- MG, 2019.

SOUZA, A. C.; SILVA, G. H. G. Incluir não é apenas socializar: como contribuições das tecnologias digitais educacionais para a aprendizagem matemática de estudantes com transtorno do espectro autista. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1305-1330, dez. 2019.

STOCHERO, A. D.; KOPPLIN, B. W.; FORRATI, S. M.; PEREIRA, A.; STAMBERG, C. S. Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Ensino e Aprendizagem em Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 6, 2017, Recife. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2017. p. 983 - 992.

TAVARES, L. C. M. As Barras cuisenaire e a sua pertinência na estimulação de competências matemáticas em crianças autistas: Um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, 2014.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Como Citar

CARDOSO DO NASCIMENTO, A. G. .; OLIVEIRA DE LUNA, J. M. .; CONCEIÇÃO ESQUINCALHA, A. da .; CAMPOS DOS SANTOS, R. G. . Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 63–78, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.006. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/197. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos