Ensino de Matemática, Surdez, Bilinguismo e Inclusão

Autores

  • Edson Akira Yahata Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Gisela Maria da Fonseca Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.005

Palavras-chave:

Inclusão, Bilinguismo, Surdez, Ensino de Matemática

Resumo

O ensino de matemática para alunos surdos tem sido cada vez mais uma fonte de estudos e pesquisas no cenário da educação matemática mundial. Independente de se dar em ambientes inclusivos ou bilíngues, em classes especiais, os desafios encontrados por alunos, professores, intérpretes e gestores são consideráveis. Nesse texto, serão apresentados alguns pontos nevrálgicos no que tange a esta temática. As peculiaridades dos estudantes surdos são levantadas, bem como também as diferenças entre o bilinguismo e a inclusão educacional em geral. São levantados ainda alguns resultados de pesquisas na área de ensino de matemática para surdos, com o objetivo de levantar um acervo de informações essenciais para que leitores interessados em aprofundar-se possam iniciar suas leituras. O texto é finalizado estabelecendo um paralelo entre os modelos inclusivo e bilíngue para o ensino de matemática, enfatizando que mais do que o modelo, os atores envolvidos no processo educacional são o principal diferencial.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

YAHATA, E. A. .; FONSECA PINTO, G. M. da. Ensino de Matemática, Surdez, Bilinguismo e Inclusão. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 51–62, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.005. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/196. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos