Discalculia do Desenvolvimento: uma proposta de rastreio no campo educacional

Autores

  • Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jurema Lindote Botelho Peixoto Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Talita Neves Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.003

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizagem, Discalculia do Desenvolvimento, Trabalho Colaborativo, Educação Matemática Inclusiva

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória de elaboração de uma proposta de rastreio, no campo educacional, para identificar possíveis estudantes adolescentes com indícios de discalculia. Esse transtorno, específico da aprendizagem em matemática, caracteriza-se como uma dificuldade específica no processamento de informações numéricas, aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes, associada a fatores biológicos e/ou pedagógicos. A proposta surgiu com um estudante de uma escola estadual de um município do sudoeste da Bahia. A partir desse caso, iniciamos uma pesquisa com dimensões colaborativas, envolvendo professores do Atendimento Educacional Especializado e professores da universidade, a fim de identificar outros estudantes com indícios de discalculia. O conhecimento sobre a discalculia e um possível rastreio para adolescentes é um parâmetro para o atendimento educacional especializado e para a sala regular, a fim de desenvolver estratégias de intervenção e contribuir com desenvolvimento de habilidades acadêmicas básicas.

 

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

MENDUNI-BORTOLOTI, R. D. .; BOTELHO PEIXOTO , J. L. .; NEVES SILVA, T. . Discalculia do Desenvolvimento: uma proposta de rastreio no campo educacional . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 18–31, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.003. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/194. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos