Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2020.002Palavras-chave:
Inteligência, Matemática, Inclusão, Altas Habilidades/Superdotação, Deficiência IntelectualResumo
O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios.
Referências
DELOU, C. M. C. O.; BUENO, J. G. S. Oque Vygotsky pensava sobre genialidade. Revista Educação, PUC Campinas, Campinas, n. 11, p. 97-99, nov. 2001
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARDNER, H. Estruturas da Mente – a teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Artes Médicas, 1994.
GARDNER, H. The disciplined mind: What all students should understand. Nova Iorque. Basic Books, 1999.
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
SKOVSMOSE, O. O que poderia significar a educação matemática crítica para diferentes grupos de estudantes? Revista Paranaense de Educação Matemática. v.6, n.12, p.18-37, jul.-dez. 2017.
SKOVSMOSE, O. Convite para educação matemática crítica: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Palestra realizada no X Encontro Nacional de Educação matemática (X ENEM). Salvador, 7-10 de jul. 2010.
STOLTZ, T.; PISKE, F. H. R. Vygotsky e a questão do talento e da genialidade. In: MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. (Coords.) Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação. Curitiba: Juruá, 2012.
VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. Vygotsky - uma síntese. Trad. de Cecília C. Bartalotti. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Tomo V. Fundamentos da defectologia. Trad. de Maria del Carmen Ponce Fernandez. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997. p. 74-87.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001, p. 103-117.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.