Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual

Autores

  • Edmar Reis Thiengo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Elcio Pasolini Milli Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2020.002

Palavras-chave:

Inteligência, Matemática, Inclusão, Altas Habilidades/Superdotação, Deficiência Intelectual

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

THIENGO, E. R. .; PASOLINI MILLI, E. .; CARVALHO DE CAMPOS BUENO, I. S. Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 4–17, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.002. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/193. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos