Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2019.026Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Tecnologias Digitais, Apropriação Tecnológica, Ensino de MatemáticaResumo
Esse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, ao considerar uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masetto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos, e a caracterização da mediação pedagógica por meio do estudo das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e, também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente.
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