Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática

Autores

  • Otto Henrique Martins da Silva PUC-PR
  • Patrícia L. Torres PUC-PR
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.026

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Tecnologias Digitais, Apropriação Tecnológica, Ensino de Matemática

Resumo

Esse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, ao considerar uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masetto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos, e a caracterização da mediação pedagógica por meio do estudo das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e, também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente.

 

Referências

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales, Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato. TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: Uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017. Disponível em: < http://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34615 >. Acessado em: 01/03/2019.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. (2018). Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 624-644, jul/set.

HARRIS, J., & HOFER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in Action: A Descriptive Study of Secondary Teachers' Curriculum-Based, Technology-Related Instructional Planning. Journal of Research on Technology in Education, 43(3), 2011, p. 211–229.

KOEHLER, M. J., & MISHRA, P. (2008). Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Ed.). The Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for Educators. Routledge.

MASETTO, M. T. Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Moran, J. M., Behrens, M. A., Masetto, M. T. Capinas. 10º ed. Papirus.2000.

MISHRA, P., & KOEHLER, M. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n.6, p. 1017-1054.

NIESS, M. L., LEE, K., SADRI, P., SUHARWOTO, G. (2006). Guiding Inservice Mathematics Teachers in Developing a Technology Pedagogical Content Knowledge (TPCK). American Education Research Association Annual (AERA). Conference, San Francisco, CA.

TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A. (2017). A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede. In TORRES, P. (Org.). Redes e mídias sociais (pp. 41-57), Curitiba: APPRIS.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

MARTINS DA SILVA, O. H. .; TORRES , P. L. .; DIAS-TRINDADE , S. . Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 169–187, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.026. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/192. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos