Abecedário audiovisual: uma escrita de contato com o mundo pelos estudantes de uma escola de cinema na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2019.025Palavras-chave:
Cinema e Educação, Escolas de Cinema, Abecedário Audiovisual, Contato, Aprendizagem InventivaResumo
O presente artigo apresenta um recorte do mestrado produzido entre 2016 e 2018, no marco da parceria entre a universidade pública, a educação básica e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna MAM-Rio. O objetivo da pesquisa consistiu em estudar de que maneira o cinema produz um momentum de contato e criação provocando uma suspensão dos modos de produção de conhecimento na escola. O formato do artigo reproduz algo do estilo da dissertação apresentada como um abecedário e descreve a experiência estética, escrita e audiovisual de conhecimento sensível, da criação de um filme-abecedário que complementou o processo.
Referências
BARROS, Laura Pozzana De; KASTRUP, Virginia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L (Org.). Pistas do Método da Cartografia: pesquisa - intervenção e produção da subjetividade. Porto Alegre, Sulinas, p. 52-75, 2015.
BARROS, Leticia Maria Renault; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. O problema da Análise na Pesquisa Cartográfica. In: In: PASSOS, E.; KASTRUP, Virginia; TEDESCO, Silvia (Org). Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. v. 2. Porto Alegre: Sulina, p. 175-202, 2014.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. 3ªed, Editora Brasiliense. São Paulo: 1987.
. Escritos sobre Mito e Linguagem. Editora 34. Rio de Janeiro: 2011.
BERGALA, Alain. A hipótese cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD-LISE-FE/UFRJ. 2008.
DEPRAZ, Natalie; VARELA, Francisco J. Varela; VERMERSCH, Pierre. A redução à prova da experiência. La réduction à l`epreuve de l`expérience. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 58, n. 1, p. 75-86, 2006.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a.
JECUPÉ, Kaka Werá. Tupã Tenondé: A criação do Universo, da Terra e do Homem segundo a tradição oral Guarani. São Paulo: Peirópolis, 2001.
KASTRUP, Virginia. Aprendizagem, Arte e Invenção. In : Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.
KASTRUP, Virginia. A Cognição Contemporânea e a Aprendizagem Inventiva. In: KASTRUP, V; TEDESCO, S.; PASSOS, E. (Org.) Políticas de Cognição, Porto Alegre: Sulinas, p. 95-110, 2015.
. A Aprendizagem da atenção na Cognição Inventiva. In: KASTRUP, V; TEDESCO, S.; PASSOS, E. (Org.) Políticas de Cognição, Porto Alegre: Sulinas, p. 95-110, 2015.
KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. In: PASSOS, E.; KASTRUP, Virginia; TEDESCO, Silvia (Org). Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. v. 2. Porto Alegre: Sulina, p. 1541, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.