Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação

Autores

  • Joelma Fabiane Ferreira Almeida Colégio Pedro II
  • Vivian Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Edmea Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.024

Palavras-chave:

Pesquisa-formação na cibercultura, Vídeo-pesquisa, Ato de currículo, Dispositivo de pesquisa

Resumo

Os vídeos ganharam uma grande projeção na cibercultura, em especial com as possibilidades de gravação, edição e compartilhamento incluídos nos dispositivos móveis. A educação e a pesquisa não poderiam caminhar em sentido contrário aos usos culturais e hoje encontram-se inseridas nas oportunidades que a  produção audiovisual  apresenta.  Desta  forma,  o  presente artigo  aborda a utilização do vídeo-pesquisa como ato de currículo e dispositivo de pesquisa em educação. O objetivo aqui é compreender como o vídeo-pesquisa pode se constituir como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. O estudo que nos ajuda nesta busca ocorre ao longo do doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o campo de pesquisa ocorre em 2016, no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. O método para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-formação na cibercultura, no qual os processos de pesquisa e formação caminham lado a lado na emergência da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. Como achados do estudo, encontramos a compreensão da noção de vídeo-pesquisa e as reflexões a respeito da sua constituição como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Para além da ideia de instrumento de produção de dados, o vídeo-pesquisa se constitui em um processo de encontro com as criações e narrativas dos praticantes, bem como uma forma de registrar e refletir os caminhos da pesquisa.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

FERREIRA ALMEIDA , J. F. .; MARTINS, V. .; OLIVEIRA SANTOS, E. . Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 140–153, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.024. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/190. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos