Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores

Autores

  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina
  • André Ary Leonel Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.023

Palavras-chave:

Educação Científica, Cibercultura, Inclusão Digital, Alfabetização Científica e Técnica, Formação de educadores

Resumo

O que é necessário para que um indivíduo possa ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente? O que significa, no contexto comunicacional e tecnológico contemporâneo, ser um incluído digital? Quais são as características de uma sociedade cuja cultura é profundamente marcada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação? Essas são algumas das questões que abordaremos neste trabalho, para provocar reflexões acerca das relações que se estabelecem entre a formação de educadores no contexto da cibercultura e os pressupostos epistemológicos e pedagógicos que envolvem os conceitos de inclusão digital e Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Partindo da concepção de ACT adotada por Fourez (1997), enfatizamos seus objetivos e as competências que um indivíduo deve adquirir para ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente, associando esses pressupostos ao conceito de inclusão digital e à formação de educadores no contexto da cibercultura. Concluímos que processos de inclusão digital, alinhados à perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica, podem oportunizar a vivência de processos de ensino-aprendizagem no viés da educação científica, e com isso ressignificar o papel de educadores e educandos em sala de aula.

Referências

AULER, Décio e DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científico-Técnológica para quê?. Revista Ensaio. Vol. 3 N. 1. Junho, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 23/08/2007.

CARITÁ, E. C; PADOVAN, V. T; SANCHES, L. M. P. Uso de redes sociais no processo ensino-aprendizagem: avaliação de suas características. Congresso Internacional ABED de Educação A Distância, 17, 2011, São Paulo. Anais... ABED. São Paulo, 2011.

CASTELLS, M. O informacionalismo e a sociedade em rede. In: HIMANEN, P. (Org.). A ética dos hackers e o espírito da era da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DAMÁSIO, F; TAVARES, A. A divulgação científica fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: uma proposta com o tema da radioatividade e sua implementação. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19, 2011, p.01-10. Anais... SNEF. Manaus, 2011.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1997.

FOUREZ, Gérard; LECOMPTE, V. E.; GROOTAERS, D.; MATHY, P. & TILMAN, F. Alfabetización científica y tecnológica. Acerca de lãs finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue, 1997.

GRASSI, G; FERRARI, P. C. A linguagem dos quadrinhos no estudo da Radioatividade no ensino médio: o acidente com o césio-137 em Goiânia, 20 anos depois. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18, Vitória, ES, 2009. Anais... SNEF. Vitória, ES, 2009.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. 2 ed. São Paulo: Aleph,2009.

LEMOS, André. Cibercultura e Identidade Cultural: Em direção a uma cultura copyleft?. Ensaio apresentado do Fórum Cultural Mundial e no Simpósio Emoção Art. oficial (Itaú Cultural). São Paulo, julho 2004. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/copyleft.pdf. Acesso em 05 ago. 2019.

LEMOS, André. Cibercultura. Alguns Pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/ andrelemos/cibercultura.pdf. Acesso em 05 ago.2019.

LEONEL, A. A. Nanociência e nanotecnologia: uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade para o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

LEONEL, A. A., Formação Continuada de Professores de Física em exercício na rede pública Estadual de Santa Catarina: lançando um novo olhar sobre a prática. Tese de doutorado apresentada ao programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, 2015.

LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: Por uma Antropologia do Ciberespaço. 4 ed. Edições Loyola: São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

MARCON, K. .; LEONEL, A. A. . Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 119–139, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.023. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/189. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos