Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores

Autores

  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina
  • André Ary Leonel Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.023

Palavras-chave:

Educação Científica, Cibercultura, Inclusão Digital, Alfabetização Científica e Técnica, Formação de educadores

Resumo

O que é necessário para que um indivíduo possa ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente? O que significa, no contexto comunicacional e tecnológico contemporâneo, ser um incluído digital? Quais são as características de uma sociedade cuja cultura é profundamente marcada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação? Essas são algumas das questões que abordaremos neste trabalho, para provocar reflexões acerca das relações que se estabelecem entre a formação de educadores no contexto da cibercultura e os pressupostos epistemológicos e pedagógicos que envolvem os conceitos de inclusão digital e Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Partindo da concepção de ACT adotada por Fourez (1997), enfatizamos seus objetivos e as competências que um indivíduo deve adquirir para ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente, associando esses pressupostos ao conceito de inclusão digital e à formação de educadores no contexto da cibercultura. Concluímos que processos de inclusão digital, alinhados à perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica, podem oportunizar a vivência de processos de ensino-aprendizagem no viés da educação científica, e com isso ressignificar o papel de educadores e educandos em sala de aula.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

MARCON, K. .; LEONEL, A. A. . Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 119–139, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.023. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/189. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos