Educação Científica e Arte em Ubiquidade: Agora eu não saio do museu quando estou no ônibus ou aprendendo com e sobre arte em espaços de hipermobilidade

Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.022

Palavras-chave:

Educação científica, Arte, Ensino de arte, Ubiquidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as possibilidades da aprendizagem com e sobre Arte na formação docente com artefatos da cibercultura móvel  e ubíqua   em abordagem narrativa e a partir do enquadramento teórico dos modos de endereçamento, debate sobre as camadas de endereçamento envolvidas no plano de formação, artefatos e performance docente. Apresenta uma experiência em camadas: a da docência que experimenta a prática compartilhada com licenciandas em Pedagogia, e a dos possíveis efeitos dessa experimentação. Indica as possibilidades de deslocamento dos espaços tradicionais para se aprender com e sobre arte, a escola e o museu, expandindo seus limites para as redes sociais e outros aplicativos, como também o exercício das funções artísticas de escolha e legitimação da produção artística contemporânea.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

SARDELICH , M. E. . Educação Científica e Arte em Ubiquidade: Agora eu não saio do museu quando estou no ônibus ou aprendendo com e sobre arte em espaços de hipermobilidade. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 104–118, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.022. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/188. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos