Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da Cibercultura

Autores

  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Universidade do Estado da Bahia
  • Letícia Machado dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.021

Palavras-chave:

Cibercultura, Ensino de Ciências, Recurso Digital Cognitivo

Resumo

O ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto à tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente aos desafios da cibercultura, traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000) e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

FREITAS PINHEIRO , M. T. de .; MACHADO DOS SANTOS, L. . Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da Cibercultura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 89–103, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.021. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/187. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos