Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina tecnologia da informação e comunicação (tic) no curso de educação do campo, ênfase em ciências da natureza

Autores

  • Leonardo Zenha Cordeiro Universidade Federal do Pará
  • Juliane Correa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Formigosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.020

Palavras-chave:

Cibercultura, Ensino de Ciências, Educação do Campo, Tecnologías da Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

O texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas mudanças no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de Ciências, uma das disciplinas em que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de Ciências presentes na Educação do Campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela,  especialmente  no  curso  de  licenciatura  ,  que  está  em execução  na  região  da  rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará. As reflexões apontam como elemento inovador  nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior potencializados com o uso das TICs.

Referências

ALAVA, S. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.

ALVES, N. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES Nilda; GARCIA, Regina L. (Orgs.) O sentido da escola. 5. ed. Petropolis: DP, 2008.

BRASIL.Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório nacional Pisa 2012: resultados brasileiros. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_PIS A_2012_resultados_brasileiros.pdf>.Acesso Janeiro 2019

CASTELLS, M. A sociedade em rede - A era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CORDEIRO, L. Z. A queda da paçoca: sobre as práticas docentes e a cultura digital no contexto do Ensino Médio. (Tese Doutorado) Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2016.

CORRÊA, J. Novas tecnologias da informação e comunicação, novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, Carla. Nova tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

CORREA, J. et al. Diálogos entre escola, formação docente e práticas sócio-culturais:possibilidades e limites da Educação do Campo. In: GRACINDO, Regina Vinhaes (Org.) Educação como exercício de diversidade - Estudos em campos de desigualdades sócio- educacionais. Brasilia: Liber Livro Ed., 2007. p. 217-236.

CORREA, J; CORDEIRO, L. Z. Mediações pedagógicas no campo: produção de materiais didáticos no curso de Licenciatura do Campo. In: ROCHA, Maria Isabel Antunes, MARTINS, Aracy (Org.) Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p.153-160

CORREA, J; CORDEIRO, L. Z; LANÇA, S. B. Módulo VI/Curso de Formação deEd ucadores (as) do Programa Escola Ativa. Belo Horizonte: UFMG /FAE, 2011. v. 5.

CORREA, J. TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação: mediações necessárias. Revista Presença Pedagógica. v.18, n. 104, p. 38-43, mar./abr. 2012.

DEBRAY, R. Introducción a la mediologia. Barcelona: Paidós, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

ZENHA CORDEIRO , L. .; CORREA, J. .; FORMIGOSA , M. . Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina tecnologia da informação e comunicação (tic) no curso de educação do campo, ênfase em ciências da natureza. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 77–88, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.020. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/186. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos