Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina tecnologia da informação e comunicação (tic) no curso de educação do campo, ênfase em ciências da natureza

Autores

  • Leonardo Zenha Cordeiro Universidade Federal do Pará
  • Juliane Correa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Formigosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.020

Palavras-chave:

Cibercultura, Ensino de Ciências, Educação do Campo, Tecnologías da Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

O texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas mudanças no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de Ciências, uma das disciplinas em que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de Ciências presentes na Educação do Campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela,  especialmente  no  curso  de  licenciatura  ,  que  está  em execução  na  região  da  rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará. As reflexões apontam como elemento inovador  nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior potencializados com o uso das TICs.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

ZENHA CORDEIRO , L. .; CORREA, J. .; FORMIGOSA , M. . Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina tecnologia da informação e comunicação (tic) no curso de educação do campo, ênfase em ciências da natureza. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 77–88, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.020. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/186. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos