O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira
  • Cristiane Magalhães Porto
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.019

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Móveis, Realidade Aumentada

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática, com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas  em uma perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório em uma abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por  meio  de  atividades  desenvolvidas  na  disciplina  Saberes  e  Metodologias  do  Ensino  da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados dos turnos vespertino e noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, C.; MAGALHÃES PORTO, C. .; OLIVEIRA, K. E. de J. . O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 61–76, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.019. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/185. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos