Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia

Autores

  • Denise Moura de Jesus Guerra Universidade Federal da Bahia
  • Ana Verena Magalhães Madeira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.018

Palavras-chave:

Formação de professores, Cibercultura, Comunidade de aprendizagens colaborativas, PIBID, Residência Pedagógica

Resumo

A internet, compreendida como fenômeno cultural, está associada a novas formas de relação com os saberes,  sobretudo  pelo  compartilhamento  de  ideias.  Para  além  das  técnicas,  a  chamada Cibercultura configura-se como práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço. Neste estudo, buscamos refletir sobre as reverberações da cultura cibernética nos processos formativos de professores nos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), subprojetos Ciências Naturais e Biologia, de uma universidade pública brasileira. Estes espaçostempos formativos vêm se constituindo como grupos de comunidades de aprendizagens colaborativas. Articula-se neste estudo  essa  experiência  de  trabalho  grupal  -  campo  de  interconexões  e  entrecruzamento  de diferentes níveis (individual, institucional e social) - ao princípio da conexão em rede e à noção de inteligência coletiva. Associa-se também o uso de tecnologias digitais como dispositivos que favorecem a interatividade, a democratização e novos estilos de aprendizagem nos processos de formação de professores.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

JESUS GUERRA , D. M. de .; MAGALHÃES MADEIRA , A. V. . Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 46–60, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.018. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/184. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos