Apropriação crítica e criativa das TDIC no Ensino de Ciências

Autores

  • Ingrid Nicola Souto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrea Brandao Lapa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Bazzo de Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.017

Palavras-chave:

Apropriação crítica e criativa, Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), Formação de professores, Integração de TDIC

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos sentidos atribuídos pelos docentes sobre a concepção de apropriação crítica e criativa das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências. Analisa uma experiência de integração das TDIC que ocorreu em uma oferta da disciplina de Introdução ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para os cursos de licenciatura em Física e Ciências Biológicas. A experiência evidenciou a sutileza das variadas e complexas camadas de sentidos sobre a questão, isso porque professores de diferentes áreas de conhecimento negociaram, a partir das orientações epistemológicas e metodológicas de suas áreas específicas, distintas perspectivas sobre a apropriação crítica e criativa de TDIC.

Referências

BANNAN-RITLAND, B. Teacher Design Research: an Emerging Paradigm for Teacher’s Professional Development. In: KELLY, A. E.; LESH, R.A. & BAEK, J.Y. Handbook of Design Research Methods in Education: Innovations in Science, Technology, Enginnering and Mathematics Learning and Teaching. New York: Routledge, 2008.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v.30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

COUTINHO, C. P. et al. Investigacao-accao: metodologia preferencial nas praticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura, Portugal, v. XIII Nº 2, p. 355-379, 2009. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10148/1/Investiga%C3%A7%C3%A3o_Ac% C3%A7%C3%A3o_Metodologias.PDF>. Acesso em: Jul. 2011.

ELLIOTT, J. La investigación-acción em educación. 4a ed. Madrid: Morata, 2000. ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. Integração de tecnologias de informação e comunicação no

ensino superior: análise das experiências de professores das áreas de ciências e da saúde com o uso da ferramenta Constructore. 2010. Tese (Doutorado em Ciências/Área de Concentração: Educação, Difusão e Gestão em Biociências) – Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação: Conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália.Florianópolis, Cidade Futura, 2006.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo, Editora Alpeph, 2009.

KELLNER, D. A cultura da Mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno; tradução de Ivone Castilho Benedetti, Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P (2008). Introducing TPCK. In COLBERT, J. A.; BOYD, K. E.; CLARK, K. A.; GUAN, S.; HARRIS, J. B.; KELLY, M. A.; Thompson, A. D. (Eds.), Handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. p. 1-29. New York: Routledge, 2008.

LUEHMANN, April; FRINK, Jeremiah. Web 2.0 technologies, new media literacies, and science education: Exploring the potential to transform. In: Second international handbook of science education. Springer Netherlands, 2012. p. 823-837.

PRETTO, Nelson De Lucca e ASSIS, Alexandra. Cultura digital e educação: rede já! In: PRETTO, Nelson De Luca & SILVEIRA, Sérgio Amadeu (org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador, Editora EDUFBA, 2008.

SANTAELLA, Lucia, Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Editora Paulus, 2013, 1ª. Edição.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 3. ed. São Paulo, Editora Loyola Jesuítas,2011.

WOLF, J. & VASAN, M.L. Toward Assesment of Teacher’s Receptivity to Change in Singapore. In: KELLY, A. E.; LESH, R.A. & BAEK, J.Y. Handbook of Design Research Methods in Education: Innovations in Science, Technology, Enginnering and Mathematics Learning and Teaching. New York: Routledge, 2008.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

SOUTO, I. N. .; BRANDAO LAPA, A.; ESPÍNDOLA, M. B. de. Apropriação crítica e criativa das TDIC no Ensino de Ciências. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 33–45, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.017. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/183. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos