Tem cientista na rede! Práticas formativas na cibercultura

Autores

  • Dilton Ribeiro Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rosemary dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.016

Palavras-chave:

Jovens cientistas, Cibercultura, Educação, Formação

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender como as práticas sociais mediadas pela interface Facebook potencializam a visibilidade das experiências de pesquisa na universidade de um grupo de jovens cientistas da área das ciências biológicas. Operou-se por meio da abordagem teórico- metodológica da etnografia virtual e foram apresentados e analisados neste texto quatro momentos de interação desse grupo de jovens, que discutem filmes de animação, divulgam na rede parte dos achados de pesquisa monográfica, compartilham memes que retratam dilemas da vida acadêmica e refutam conteúdos de reportagens online. O que esses momentos de interação convidam a pensar é no quanto as dinâmicas interativas promovidas por esses jovens são capazes de criar redes de aprenderensinar, permitindo experiências formativas significativas nos diferentes espaçostempos da cibercultura.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

COUTO JUNIOR, D. R. .; SANTOS, R. dos . Tem cientista na rede! Práticas formativas na cibercultura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 18–32, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.016. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/182. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos