O ensino de Matemática no Século XIX

Autores

  • Amanda Matede Ifes campus Linhares
  • Lauro Chagas e Sá Ifes campus Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.013

Resumo

Pesquisas realizadas a respeito da História da Educação no Brasil vêm privilegiando o ensino primário e secundário, além de superior, com pouco destaque para iniciativas que dizem respeito aos cursos profissionais. No entanto, com a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, observamos a implementação de diversas políticas com vistas ao desenvolvimento econômico da então capital do Vice-Reino do Brasil e futura capital do Império. Nesse preâmbulo, o livro “O ensino da Matemática do Século XIX: as aulas de comércio do Brasil”, de Zildenice de Souza Martins, Flávia dos Santos Soares e João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho, busca contribuir para uma lacuna existente sobre o ensino de uma Matemática Contábil na História da Educação Profissional brasileira.

Referências

MARTINS, Zildenice de Souza; SOARES, Flávia dos Santos; CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. O ensino de Matemática no Século XIX: as aulas de Comércio do Brasil. Curitiba: Appris, 2018. 141p.

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

MATEDE, A. .; CHAGAS E SÁ, L. O ensino de Matemática no Século XIX. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 170–172, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.013. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/178. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenha