Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos

Autores

  • Graça Luzia Dominguez Santos Universidade Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2019.009

Palavras-chave:

Função, Conceito, Matemática para o Ensino, Realizações, Realizações. Regras de Reconhecimento e Realização

Resumo

O objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando, estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo  foi estruturado  nos seguintes panoramas: tabular,  máquina de transformação, diagrama,  analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino.

Referências

ASGHARY, N.; SHAHNARANI, A.; MEDGHALCHI, A. R. Sobre o Processo de Mudança de Professores das Séries Iniciais Relativo ao Desenvolvimento do Pensamento Funcional. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 1007 – 1026, 2013.

AYALON, M.; WATSON, A.; LERMAN, S. Functions represented as linear sequential data: relationships between presentation and student responses. Educational Studies in Mathematics, n.90, p. 321 – 329,2015.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59, p. 389-407, 2008.

BARBOSA, J. C. Designing written tasks in the pedagogic recontextualising field: proposing a theoretical model. In: 7th International Mathematics Education and Society Conference, 2013, Cape Town. Proceedings of the Seventh International mathematics Education and Society Conference. Cape Town: University of Cape Town, v. 1. p. 213-222, 2013.

BELTRÃO, M. E. P.; IGLIORI, S. B. C. Modelagem Matemática e Aplicações: Abordagens Para o Ensino de Funções. Educação Matemática Pesquisa, v.12, n.1, p.17 – 42, 2010.

BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. New York: Rowman & Littlefield, 2000.

BERNSTEIN, B. Class, codes and control: the structuring of pedagogic discourse. New York: Routledge, 2003.

BIRGIN, O. Investigation of Eighth-Grade Students’ Understanding of the Slope of the Linear Function. Bolema, v. 26, n. 42A, p. 139 – 162, 2012.

BRITO, D. S.; ALMEIDA, L. M. W. O conceito de função em situações de modelagem matemática. Zetetiké, Cempem, Unicamp, v.13, n. 23,p. 63 – 86, 2005.

CALLEJO, M. L.; ZAPATERA, A. Flexibilidad en la Resolución de Problemas de Identificación de Patrones Lineales en Estudiantes de Educación Secundaria. Bolema. v.28, n. 48, p. 64 – 88, 2014.

CONFREY, J.; SMITH, E. Exponential functions, rates of change, and the multiplicative unit. Educational Studies in Mathematics, n. 26, p. 135 – 164, 1994.

DAVIS, B., RENERT, M. Mathematics for teaching as shared, dynamic participation. For the Learning of Mathematics, 29(3), p. 37 – 43, 2009.

DAVIS, B. ; RENERT, M. The Math Teachers Know: Profund Understanding of Emergent Matematics. Routledge Taylor & Francis Group, 141 p., 2014.

DAZZI, G. J.; DULLIUS, M. M. Ensino de Funções Polinomiais de Grau Maior que Dois Através da Análise de seus Gráficos, com Auxílio do Software Graphmatica. Bolema. v. 27, n. 46, p. 381 – 398, 2013.

DOORMAN, M. et al. Tool use and development of the function concept: from repeated the function concept: from repeated caculations to functional thinking. International Journal of Science and Mathematics Education. V. 10, I. 6, p. 1243 – 1267, 2012.

EVEN, R. Subject matter knowledge for teaching and the case of functions. Educational Studies in Mathematics, 21, p. 521 – 544, 1990.

FALCADE, R.; LABORDE, C.; MARIOTTI, M. A. Approaching functions: Cabri tools as instruments of semiotic mediation. Educational Studies in Mathematics, n. 66, p. 317 – 333, 2007.

FRANT, B. J. As equações e conceito de função. Boletim GEPEM, n. 42, p. 71 – 80, 2003. GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas, 4ª edição, 2002.

HITT, F; GONZÁLEZ-MARTÍN, A. S. Covariation between variables in a modelling process:The ACODESA (collaborative learning, scientific debate and self-reflection) method. Educational Studies in Mathematics. V. 88, I. 3, p. 201 –219.

MACIEL, P. R. C., CARDOSO, T. F. L. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema. Rio Claro (SP), v. 28, n. 50, p. 1348 – 1367, 2014.

MAGGIO, D. P.; NEHRING, C. M. Saberes docentes acerca das representações semióticas do conceito de função: Atuais desafios à educação matemática, Boletim GEPEM, n. 61, p. 95 – 108, 2012.

MENEGHETTI, R. C. G.; REDLING, J. P. Tarefas Alternativas para o Ensino e a Aprendizagem de Funções: análise de uma intervenção no Ensino Médio. Bolema. Rio Claro (SP), v. 26, n. 42A, p. 193 – 229,2012.

MOSCHKOVICH, J. Appropriating mathematical practices: a case study of learning to use and explore functions through Interaction with a tutor. Educational Studies in Mathematics, n. 55, p. 49 – 80, 2004.

NACHLIELI, T., TABACH, M. Growing mathematical objects in the classroom-the case of function.International Journal of Educational Research, 51/52, p. 10-27, 2012.

RHOADS, K.; WEBER, K. Exemplary high school mathematics teacher’s reflection on teaching: A situated cognition perspective on content knowledge. International Journal of Education, V. 78, p. 1 – 12, 2016.

RONDA, E. Growth points in linking representations of function: a research-based framework. EducationalStudies in Mathematics, n. 90, p. 303 – 319, 2015.

ROSSINI, R. Evolução das organizações matemáticas e didáticas construídas em torno do conceito de função em uma formação de professores. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 205 –247, 2007.

SÁNCHEZ, V. LLINARES, S. Four student teachers’ pedagogical reasoning on functions. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 6, I. 1, p. 5 – 25, 2003.

SANTOS, G. L. D.; BARBOSA, J. C. Um modelo teórico de matemática para o ensino do conceito de função a partir de um estudo com professores. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 48, p. 143-167, 2016.

SANTOS, G. L. D.; BARBOSA, J. C. Um modelo teórico de matemática para o ensino do conceito de função a partir de realizações em livros didáticos. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 315-338, 2017.

SAJKA, M. A secondary school student’s understanding of the Concept of function – a case study. Educational Studies in Mathematics, n. 53, p. 229 – 254, 2003.

SCHWARZ, B.; DREYFUS, T. New actions upon old objects: A new ontological perspective on functions. Educational Studies in Mathematics, 29(3), p. 259 – 291, 1995.

SILVA, A. L. et al. Pesquisando, discutindo, pensando e produzindo material sobre funções. Boletim GEPEM, n. 38, p. 55 – 72, 2001.

SLAVIT, D. An alternate route to the reification of function. Educational Studies in Mathematics, n.33, p. 259 – 281, 1997.

STEELE, M.; HILLEN, A. F.; SMITH, M. S. Developing mathematical knowledge for teaching in a methods course: the case of function. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 16, I. 6, p. 451 – 483, 2013.

STRAPASON, L. P. R.; BISOGNIN, E. Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 579 – 595, 2013.

TABACH, M.; NACHLIELI, T. Classroom engagement towards using definitions for developing mathematical objects: the case of function. Educational Studies in Mathematics, n. 90, p. 163 – 187, 2015.

WHITE, T. Encrypted objects and decryption processes: problem-solving with functions in a learning environment based on cryptography. Educational Studies in Mathematics, n. 72, p. 17 – 37, 2009.

WILKIE, K. J. Upper primary school teachers’ mathematical knowledge for teaching functional thinking in algebra. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 17, p. 397 – 428, 2014.

YERUSHALMY, M. Problem solving strategies and mathematical Resources: a longitudinal view on problem solving in a function based approach to algebra. Educational Studies in Mathematics, n. 43, p. 125 – 147, 2000.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

DOMINGUEZ SANTOS , G. L. .; CERQUEIRA BARBOSA , J. Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 127–143, 2019. DOI: 10.4322/gepem.2019.009. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/174. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos