Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?

Autores

  • Karine Socorro Pugas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2019.173

Palavras-chave:

Emergência de Conceitos, Funções Logarítmicas, Sequência Didática, GeoGebra, Teoria das Situações Didáticas

Resumo

O artigo produzido foi desenvolvido  em uma turma de primeiro semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), cujo objetivo consistiu  em  verificar  se  a  metodologia  de  Emergência  de  Conceitos  pode  identificar  a reorganização do pensamento no estudo das funções logarítmicas. A pesquisa foi qualitativa, mas a metodologia pôde ser modelada ao longo do processo. O aporte teórico utilizado para balizar este estudo encontra-se na Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e no uso da Tecnologia na Educação Matemática. A análise dos dados obtidos aconteceu a partir da escolha de dois softwares livres, o Tropes (para análise semântica) e o Gephi, para análise de Redes; ambos compõem a metodologia  de  Emergência  de  Conceitos.  O  feedback  positivo  dessa  pesquisa  foi  produzido durante toda a aplicação da sequência didática, análise e devolutiva dos alunos ao final do trabalho.

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

PUGAS DA SILVA, K. S. .; FREITAS PINHEIRO , M. T. de . Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 74, p. 110–126, 2019. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2019.173. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/173. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos